A ONE recebeu o “One Integrity” de 24.136 TEUs e a MSC o “MSC Mette” de 24.116 TEUs.
Recentemente, o estaleiro Saijo do Grupo Imabari entregou o navio porta-contêineres Megamax de 24.136 TEU “ONE Integrity” para Shoei Kisen, braço de financiamento e gerenciamento de navios da Imabari, que está fretando o navio para a Ocean Network Express (ONE) sob um contrato de longo prazo. Enquanto isso, o Estaleiro CSSC Jiangnan (Group) entregou o Megamax “MSC Mette” de 24.116 TEU em 27 de julho, correspondendo ao sexto de oito navios irmãos que o Grupo CSSC planeja entregar ao MSC este ano, informou a Alphaliner .
Uma integridade — Seguindo o navio líder da série “ONE Innovation” e o recém-entregue “ONE Infinity”, o navio porta-contêineres é o terceiro de seis navios irmãos do tipo “Nihon MGX24” que a Imabari (4) e a Japan Marine United (JMU – 2) construirão para Shoei Kisen e ONE.
A ONE e a Shoei Kisen encomendaram essas embarcações no final de 2020 do Nihon Shipyard (NSY), a joint venture de construção naval da Imabari e da JMU. A construção foi então dividida entre os estaleiros Imabari Marugame, Imabari Saijo e JMU Kure.
“The ONE Integrity” tem 399,90 m de comprimento e 61,40 m (24 fileiras) de largura. Com essas dimensões, segue a “pegada padrão” de todas as embarcações “Megamax-24”. Ao contrário de todos os outros navios porta-contêineres Megamax, todos os seis do tipo “Nihon MGX24” vêm com uma doca de carregamento adicional de 40 pés no castelo de proa, acima do ancoradouro do convés de proa. Esta baía adicional na proa é protegida por um grande quebra-mar que envolve o castelo de proa do navio.
O “ONE Integrity” deixou o Japão no dia 26 de julho e rumou para Ningbo, onde se juntará ao serviço ‘FE3’ Ásia — Norte da Europa.
“MSC Mette” —Na série de oito navios, o “MSC Mette” segue o “MSC Nicola Mastro”, que Hudong Zhonghua entregou em junho. O “MSC Mette” tem 399,99 m de comprimento e 61,50 m (24 fileiras) de largura. O navio porta-contêineres equipado com depurador é movido convencionalmente por um motor principal WinGD-11 X92 e pode atingir uma velocidade de serviço de 22,5 nós.
Como todos os navios deste tipo, o “MSC Mette” está equipado com um lavador de gases de escape e pode acomodar até 2.024 contêineres frigoríficos. A MSC optou por equipar o navio, como alguns de seus navios irmãos, com um sistema de lubrificação por bolhas de ar da Silverstream Technologies, que supostamente reduz o consumo de combustível e, portanto, as emissões em 3-4%. No entanto, ainda não se sabe se esses sistemas podem reduzir significativamente o consumo em condições reais e se serão implementados em maior escala.
O financiamento do “MSC Mette” foi realizado através do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) e o navio é administrado internamente pela MSC. No início de agosto, o novo “MSC Mette” está programado para se juntar ao serviço independente da MSC ‘Dragon’, lançado em fevereiro, onde, juntamente com seu navio irmão “MSC Nicola Mastro”, serão os maiores navios com diferença. O itinerário Ásia-Mediterrâneo é atualmente realizado com uma frota mista composta por quatro navios NPX-19, cinco NPX-20 e um MGX-24, entre 13.050 e 24.116 TEUs. | MM