grupo-mateus

10/05/2024

Grupo Mateus registra lucro líquido de R$ 240,4 milhões no 1T24

O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores varejistas do setor alimentício do País e maior do Norte e Nordeste, divulgou recentemente seu balanço referente ao primeiro trimestre de 2024. No período, a empresa apresentou uma boa performance em suas operações, com um crescimento significativo nas vendas das lojas abertas há mais de 13 meses, atingindo um SSS de 9,6%. Em meio aos desafios tributários enfrentados, como o aumento de impostos ligados à subvenção e do ICMS em alguns estados, o grupo conseguiu manter seu lucro estável em relação ao ano anterior.

Com um aumento de 27,3% na receita bruta total, atingindo R$ 8,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024, o Grupo Mateus demonstrou uma evolução consistente, impulsionada pela abertura de 23 novas lojas nos últimos 12 meses e pelo bom desempenho dos pontos já existentes, que registraram um incremento de 9,6%.

O Ebitda (pós IFRS16) aumentou 24,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu R$ 510 milhões, resultado do crescimento de vendas e do avanço da margem bruta.

O primeiro trimestre de 2024 também teve seus desafios, como as recentes mudanças tributárias no Brasil. Para mitigar esses efeitos, a empresa adotou medidas como a distribuição de juros sobre capital próprio e a compensação de prejuízo fiscal acumulado. Com isso, o lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 atingiu R$ 240,4 milhões, um aumento de 0,3% em comparação ao ano anterior.

Durante o período, o Grupo Mateus também deu continuidade ao seu plano de expansão, inaugurando três novas lojas na região metropolitana de Recife, fortalecendo sua presença na capital pernambucana, onde já opera com quatro atacarejos. Além disso, foram abertas novas unidades em Paulista (atacarejo e eletro), ampliando a presença da empresa no estado.

Ao final do trimestre, o grupo registrou uma melhora significativa em seu ciclo de conversão de caixa em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma evolução positiva nos estoques e estabilidade na linha de fornecedores, demonstrando a eficiência da empresa em gerir seu capital de giro.

Esses resultados refletem o esforço e investimento contínuo da empresa no aprimoramento e expansão de seus diferentes segmentos, impulsionando o crescimento e a sua consolidação no mercado varejista e atacadista.

Grupo Mateus — Com atuação expressiva no Norte e Nordeste do país, o Grupo Mateus é uma rede brasileira de varejo alimentício. Com uma equipe de mais de 50 mil colaboradores, a empresa atua no mercado brasileiro com frentes de atacarejo, varejo, móveis, eletrodomésticos e conveniência, além do e-commerce, onde os clientes podem encontrar os produtos de todos os serviços do grupo. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa também conta com marcas próprias de panificação, pizza e embutidos.