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07/05/2024

PortosRio e MPor inauguram ampliação e modernização do Cais da Gamboa

E anunciam parcerias e investimentos estratégicos.

A PortosRio e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) inauguraram no dia 06 de maio (segunda-feira), a primeira fase da ampliação e modernização do Cais da Gamboa, o trecho mais antigo do Porto do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de autoridades, representantes empresariais e membros da comunidade portuária.

Durante a cerimônia, o ministro Silvio Costa Filho revelou planos adicionais de investimentos em infraestrutura portuária, incluindo a segunda etapa das obras no Cais da Gamboa e a realização de dragagem nesse trecho para aumentar a profundidade dos berços de atracação de 8,5 metros para 13,5 metros, permitindo a operação de navios de maior porte, como os do tipo Panamax, e aumentando a atratividade do porto.

O ministro e o presidente da PortosRio, Francisco Martins, anunciaram iniciativas estratégicas para impulsionar a modernização e a eficiência operacional. Entre elas, destaca-se a assinatura de um Termo de Intenções para formalização de uma cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o desenvolvimento de estudos de mercado, visando orientar o crescimento do complexo portuário e subsidiar futuros projetos de expansão.

O MPor e a PortosRio ainda anunciaram parcerias estratégicas para impulsionar a modernização e eficiência operacional. Foi assinado um Termo de Intenções para formalização de cooperação técnica com o Parque Tecnológico do Iguaçu (PTI), cujo o objetivo é de implementar soluções tecnológicas para reforçar a segurança e modernizar as operações portuárias, especialmente no combate a ilícitos, projetos e infraestrutura e na descarbonização.

A inauguração da ampliação e modernização do trecho de 600 metros do Cais da Gamboa representa um marco histórico para a PortosRio, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento do Porto do Rio de Janeiro. Os investimentos de aproximadamente R$150 milhões demonstram a determinação em preparar o porto para os desafios e oportunidades do século XXI, garantindo sua competitividade e relevância nacional e internacional. Para o presidente Francisco Martins, este é apenas o começo de uma nova era para o Porto do Rio de Janeiro, com contínuos investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.

O Cais da Gamboa — A estrutura do Cais da Gamboa, inaugurado em 1910, consistia em um muro com base de chapas metálicas e constituído de pedras de cantaria argamassadas, construído com as técnicas disponíveis na época. Essa estrutura não suportaria a execução de uma dragagem no local, mas com a conclusão dessas obras, agora será possível. Além disso, as obras contribuirão para um melhor desempenho na utilização da retroárea, no transporte interno e na segurança das operações, impulsionando um maior fluxo de cargas. O Cais da Gamboa tem potencial para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, como trigo, ferro gusa, concentrado de zinco e cargas de apoio às atividades offshore, entre outros.

PortosRio — PortosRio é a Autoridade Portuária responsável pela gestão dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e, Forno (Arraial do Cabo). Comprometida com a excelência administrativa, a sustentabilidade, a segurança, e o desenvolvimento socioeconômico da região, a PortosRio busca constantemente inovação e melhoria na infraestrutura portuária, visando o crescimento da movimentação de seus terminais e o atendimento às demandas do comércio marítimo nacional e internacional.

Porto do Rio de Janeiro— O Porto do Rio de Janeiro é um dos dez principais portos públicos do Brasil, destacando-se pela movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos e líquidos. Em 2023, movimentou um total de 9,9 milhões de toneladas de cargas. Com uma área operacional de 1 milhão de m², calado operacional de até 15 metros e acesso privilegiado tanto por via marítima, localizado na Baía de Guanabara, quanto por via terrestre, com conexões eficientes às principais regiões do país, o porto desempenha um papel fundamental no cenário logístico nacional.