otc-premia-petrobras2

07/05/2024

OTC Houston 2024 premia Petrobras por revitalização de campos maduros

A Offshore Technology Conference, maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas, premiou as inovações implementadas pela Petrobras na Bacia de Campos, em especial no campo de Marlim.

A Offshore Technology Conference, maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas, premiou as inovações implementadas pela Petrobras na Bacia de Campos, em especial no campo de Marlim.

A Offshore Technology Conference (OTC) concedeu à Petrobras sua maior premiação técnica, o Distinguished Achievement Award, na categoria “Companhias, Organizações e Instituições”. A premiação reconhece as inovações implementadas pela companhia para a revitalização de campos maduros em águas profundas. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, recebeu a distinção em cerimônia realizada neste domingo, 5/5, em Houston (EUA).

—Com o uso intenso de inovação e de tecnologia conseguimos aumentar em 230 mil barris por dia a produção da Bacia de Campos, que já era considerada por muitos uma área sem relevância no nosso portfólio. O prêmio da OTC comprova que vemos futuro na Bacia de Campos e é uma evidência que a Petrobras é referência também nas atividades de recuperação de campos maduros— declarou Jean Paul Prates. —Recebo essa premiação com enorme satisfação e dedico essa conquista ao nosso corpo técnico extremamente competente —acrescentou o presidente.

Para o programa de revitalização de Marlim, na Bacia de Campos, a Petrobras colocou em produção, no ano passado, os FPSOs (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) Anna Nery e Anita Garibaldi. As novas unidades substituíram nove plataformas de produção que operavam no campo. Com as duas unidades, a Petrobras estima adicionar, ainda, ao menos 115 mil bpd, nos próximos anos.

As duas novas plataformas usadas em Marlim permitiram a redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa.

Bacia de Campos —O Programa de Revitalização da Bacia de Campos, do qual faz parte o projeto premiado, é o maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo. A marca de 230 mil barris de óleo por dia (bpd) adicionais foi alcançada em dezembro de 2023. Nos próximos anos, a Petrobras pretende instalar três novos FPSOs na Bacia de Campos, nos campos de Jubarte, Barracuda & Caratinga e Albacora.

Histórico de premiações na OTC — Essa é a segunda vez que a Petrobras é premiada por inovações implantadas no campo de Marlim. Em 1992, a OTC premiou os avanços tecnológicos alcançados pela companhia que viabilizaram para a indústria de óleo e gás mundial o uso de sistemas de produção em águas profundas.

Em sua busca por inovações, a Petrobras foi premiada cinco vezes pela OTC e outras duas vezes na edição brasileira da conferência: 2024 – Inovações tecnológicas em campos maduros em águas profundas, em Marlim e na Bacia de Campos

2023 – Tecnologia inédita dedicada à construção e intervenção em poços (OTC Brasil);

2020 – Inovações tecnológicas no campo de Búzios;

2019 – Tecnologias desenvolvidas para desenvolver a produção do bloco de Libra (OTC Brasil);

2015 – Tecnologias para o Pré-Sal;

2001 – Tecnologias de produção de óleo e gás em águas ultra-profundas, no campo de Roncador;

1992 – Viabilização da produção de óleo e gás em águas profundas, com o campo de Marlim.