congresso-socerj

04/05/2024

Socerj realiza seu 41º Congresso de Cardiologia

Além de novidades da Cardiologia, evento lançou manual inédito de combate à obesidade e doença cardiovascular para médicos da rede pública de saúde.

Consolidando ainda mais a presença da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) em debates que envolvem novidades em técnicas e práticas médicas aconteceram nos dias 30 de abril e 1º de maio a entidade realiza o 41º Congresso de Cardiologia da Socerj, no Expo Mag, na Cidade Nova, àrea central do Rio de Janeiro para apresentar conteúdos atualizados e destacados nos mais recentes congressos internacionais.

Os congressistas tiveram a oportunidade de participar de oito salas simultâneas durante os dois dias de intensa programação científica. No total mais de 450 palestrantes, que se revezarão em diversas atividades, que incluem palestras, mesas redondas, simpósios, mini-conferências, jornadas multiprofissionais e cursos de capacitação, além da apresentação de mais de 300 temas livres. Entre os temas que serão abordados estão insuficiência cardíaca, síndrome coronariana crônica e aguda, hipertensão arterial, lesões orovalvares, cardiometabolismo, prevenção de doença cardiovascular e aterosclerótica.

O cardiologista e também presidente do 41º Congresso, Marco Antônio de Mattos, reforça a relevância do evento: —Ao longo da sua história, o Congresso da Socerj consagrou-se como uma relevante oportunidade de atualização científica, disseminação do conhecimento e troca de experiências e aprendizado. Foi planejado e organizado pela comissão científica para que pudessem desfrutar de uma programação de alta qualidade e de mais atual no campo da cardiologia e, também,

sua conexão com outras especialidades e de diferentes áreas da saúde, com a participação de palestrantes reconhecidos local, nacional e internacionalmente —destaca o presidente.

Manual de Obesidade e Doença Cardiovascular — O número de pessoas com obesidade cresce a cada ano no mundo e o Brasil não está de fora deste cenário. Seguindo sua tradição e o objetivo de contribuir com seu papel social, seja com a população seja com os parceiros públicos, a Socerj lançará o manual inédito “Obesidade e Doença Cardiovascular” está disponível no site do Congresso após o seu lançamento.

—O manual está escrito para fornecer orientações práticas e objetivas sobre como realizar a avaliação clínica e o rastreamento das principais complicações cardiovasculares, além de trazer as novas opções de tratamento. O documento surge como um guia para o médico de formação geral da rede pública de saúde no conhecimento sobre a obesidade, as suas consequências cardiovasculares e hepáticas e para orientá-lo sobre o tratamento cirúrgico e farmacológico mais adequado para o paciente — explica o cardiologista e um dos editores do manual, Ronaldo Gismondi.

Segundo ele, além da cirurgia, nos últimos cinco anos foram lançados medicamentos altamente eficazes para o tratamento da obesidade. —O mais recente deles foi lançado esse ano e isso tem permitido às pessoas uma redução de peso, às vezes superior a 20 quilos. A obesidade em si é uma doença crônica, então se você parar de tomar o medicamento, ela volta. Mas, com o medicamento tem sido mais fácil atingir os objetivos do tratamento, que é trazer o peso o mais perto possível da faixa normal — contou. | https://socerj.org.br