murilo-teixeira-andre

01/05/2024

Laboratório francês Naos anuncia brasileiro na liderança global e novo CEO Brasil

Com as movimentações, Maurilio Teixeira assume como co-CEO mundial e André Mendoza chega para o comando da sede brasileira.

A Naos, laboratório francês dono das marcas Bioderma, Esthederm e Etat Pur, anuncia, pela primeira vez, a chegada de um brasileiro como um de seus CEOs globais. Maurilio Teixeira, que atuava como CEO Brasil e conta com mais de oito anos de empresa, passou a integrar a diretoria global conjunta, como co-CEO, na sede francesa. Com a movimentação, André Mendoza assume a liderança nacional do grupo.

Com mais de 45 anos de história, a Naos conta com pilares baseados na transparência e compromisso social. Com a recente aposentadoria de seu fundador, o farmacêutico e biólogo Jean-Noël Thorel, aos 77 anos, e, exatamente devido à fidelidade aos seus valores, o grupo leva um brasileiro para liderar globalmente as áreas de marketing, digital, pesquisa e desenvolvimento. Maurilio integra o comando ao lado da búlgara Mira DragaNova, responsável pela área de Recursos Humanos e processos transformacionais, e dos franceses Thomas Pierlot, encarregado da área de finanças e manufatura, e Jean Yves Desmond, que cuidará das regionais.

—A trajetória que construi com a Naos é cheia de significado. Com um modelo de negócios sem fins lucrativos, já que somos controlados por uma fundação e não estamos presentes na bolsa de valores, conseguimos colocar todo nosso foco em ações que fazem a diferença e não estão somente atreladas a resultados financeiros. Muito da minha ida para França está baseada no compromisso de trazer novos olhares para essa operação, presente em mais de 130 países— comenta Maurilio Teixeira, diretor executivo global de marketing, digital, inovação e da filial francesa.

Formado em administração geral pela Instituição Toledo de Ensino, Maurilio Teixeira conta com mais de 15 anos de experiência no setor de saúde e beleza e foi responsável pela chegada da Naos ao Brasil, em 2015, com seu carro-chefe: a Bioderma. Após nove anos no País, o grupo já desembarcou suas duas outras marcas, Esthederm e Etat Pur, e fatura R$ 200 milhões.

Devido à recente movimentação global da companhia, André Mendoza chega para dar continuidade ao trabalho em território nacional. Com expectativa de investimento de R$ 110 milhões do grupo no Brasil ainda em 2024, o executivo, que também apresenta mais de 20 anos de experiência no mercado de saúde e beleza e passagens por empresas como GSK e Isdin, inicia sua jornada focado na meta de dobrar a companhia nos próximos três anos.

—Dar continuidade a um trabalho tão significativo é um desafio e um privilégio. Minha chegada à companhia se dá em um momento importante, em que, devido à maturidade de negócios que já alcançamos em território nacional, vamos começar a investir em projetos sociais locais, com o objetivo de desenvolver e devolver à sociedade uma parte do que construímos. Integrar uma empresa que tem esse tipo de compromisso como essência do negócio, com certeza, é um diferencial sem precedentes —afirma André Mendoza, CEO da Naos no Brasil.

Naos — A Naos foi fundada na França há mais de 45 anos e está presente em cerca de 130 países. Criada pelo biólogo e farmacêutico Jean-Nöel Thoreau, nasceu como um sistema coeso independente comprometido com a ecobiologia, tecnologia e inovação. Tem o cuidado como peça chave, com a ambição de trazer ao mundo: saúde, beleza e bem-estar. Possui três marcas no portfólio, sendo: Bioderma, Esthederm e Etat Pur, que são complementares entre si. Além disso, tem como principal finalidade preservar o ecossistema da pele ao reforçar os seus mecanismos naturais.