logo-grupo-total

01/05/2024

Grupo Total cresce quase 20% e já mira faturamento de R$ 2 bilhões

Conglomerado do interior paulista está entre as 15 redes de farmácias bilionárias do país.

Com faturamento recorde em 2023, o Grupo Total solidificou sua presença entre as redes de farmácias bilionárias do país. O conglomerado registrou R$ 1,7 bilhão de receita. O avanço sobre o ano anterior foi de 19%, dez pontos percentuais acima da média do varejo farmacêutico nacional.

Os indicadores respaldam a meta da empresa de chegar à casa do segundo bilhão ainda em 2024. Por meio de 624 lojas das bandeiras Drogaria Total e Total Popular, o grupo já atua em mais de 310 cidades paulistas, de Minas Gerais e do Paraná. Mas é em São Paulo que reside o foco da expansão, com direito à chegada em 30 novos municípios do Estado no ano passado.

—Aceleramos o crescimento geográfico graças à conversão de 110 pontos de venda às nossas bandeiras. Mas registramos evolução consistente também nas chamadas lojas maduras, em operação há pelo menos dois anos e que cresceram 18%— celebra o presidente Julio Cesar Martins.

Grupo estuda expansão territorial do modelo associativista

Os resultados do Grupo Total ratificam o sucesso da implementação do modelo associativista, em especial no interior de São Paulo — celeiro de pequenas e médias farmácias. Os resultados estimulam a varejista a lançar olhares para outras regiões.

O associativismo preconiza a prospecção de farmácias independentes interessadas em converter bandeira e se afiliar à rede. Mas diferentemente do sistema de franquias, o empreendedor continua à frente da operação.

Em contrapartida, a drogaria conta com suporte pleno em áreas como compliance e gestão comercial. Além disso, passa a ter uma central de compras única, o que facilita as negociações com distribuidoras de medicamentos e indústrias farmacêuticas. A companhia também disponibiliza um conjunto de ferramentas para profissionalizar sistemas e processos.

—Hoje temos 440 empreendedores associados. Unimos o conhecimento que eles detêm nas suas respectivas regiões com a nossa inteligência de mercado, o que acelera o processo de crescimento —explica Julio Cesar Martins.

Para este ano, o objetivo será incrementar atuação na Região Metropolitana de São Paulo, no litoral e em polos do interior como Campinas. —Vamos perseguir a meta de 100 novas lojas no território paulista, mas não descartamos crescer em mais estados ou mesmo assumir a operação de outras redes 3completa.

Grupo Total — Fundado em 1996, o grupo de farmácias associativistas integra as redes Drogaria Total e Drogaria Total Popular, que somam cerca de 620 lojas em mais de 310 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além da Coopertotal, cooperativa própria de compras, centro de armazenagem e distribuição de 8,4 mil m² em Jardinópolis (SP). A operação também inclui um programa de fidelidade com mais de 2,6 milhões de cadastros, além de um cartão de crédito exclusivo que permite o pagamento das compras com até 45 dias de prazo.