Hoje, sete em cada dez startups brasileiras oferecem serviços para o mercado B2B, ou seja, diretamente para outras empresas, de acordo com o relatório Funder Overview, da holding de venture capital ACE em parceria com o BHub, realizado em 2023. Por isso, conferências têm ganhado cada vez mais espaço no país. Dentre elas, uma tem bastante destaque: o Web Summit.
Este é um evento que abre as portas para que profissionais e empresas do setor de tecnologia tenham a oportunidade de adquirir conhecimento, construir networking e fechar novos negócios. Com mais de 30 mil participantes, a conferência é um investimento muito importante para o negócio, pois oferece um espaço estratégico para descobrirmos empresas e soluções para nossos problemas e de nossos clientes.
Além disso, ela é sediada no Rio de Janeiro, que faz parte da região sudeste, uma das que mais concentram sedes de startups no Brasil (77,89%), de acordo com levantamento da MIT Technology Review em parceria com o Google Cloud. Após participar de sete edições do Web Summit, percebo que a maior prova de fogo de muitos empresários é encontrar a melhor estratégia para atingir, de modo eficiente, prospects de interesse.
Tanto isso é verdade que o mesmo estudo da ACE e do BHub cita que a atração de clientes e a conversão de leads são dois dos principais desafios destes executivos. Ao mesmo tempo, a criação de networking é muito mais valorizada por eles do que o próprio investimento – 52% dos fundadores responderam desejar mais conexões, enquanto 30% destacou o investimento financeiro.
A propósito, quando o assunto é investimento, também há um desafio gigante. Isso porque o estudo ‘Startup Mindscape 2024’ mostra que 28% dos fundadores de startups sentem dificuldade em ter acesso a uma rede de contatos que possam fazer uma ponte com investidores estratégicos.
Pensando nisso, reuni a seguir cinco passos para que empreendedores e prospects consigam realizar conexões bem sucedidas durante os três dias de evento, agregando, assim, valor para sua marca, aumentando as possibilidades de sucesso em sua empreitada e superando esses obstáculos.
Confira abaixo: Faça um roteiro — Esse é o momento de revisar seus objetivos e traçar um roteiro com todos os assuntos que deverá acompanhar durante os três dias de conferência. Priorize as atividades que tenham a ver com o seu negócio ou com o negócio de seus clientes de interesse.
Seja objetivo — Toda prospecção exige que o contato estabelecido seja eficiente. Por isso, seu roteiro deve também estar de acordo com a construção da apresentação de sua empresa. Em um evento de grandes proporções, não há espaço para longas conversas, por isso, a apresentação da sua marca deve ser objetiva. Esteja atento aos assuntos tratados e às dores que o prospect lhe apresentar.
Faça perguntas — Perguntas relevantes demonstram confiança e conhecimento sobre o assunto discutido. Além disso, as respostas serão fundamentais para entender um pouco mais sobre a necessidade do cliente e oferecer uma solução mais assertiva.
Esteja disponível —Coloque-se à disposição para conversas posteriores e mantenha contato após o evento. Muitas vezes, algumas empresas não estão abertas para negociações, mas a construção de relacionamento pode criar oportunidades para outro momento.
Utilize as redes sociais a seu favor — Ferramentas, como o Linkedin, são um ótimo espaço para mostrar que esteve no evento e destacar as novidades que mais impactam o seu negócio. Segundo o estudo “Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023”, da Leadster, devido ao alto poder de segmentação, o Linkedin Ads demonstra ser o melhor canal para geração de leads B2B. Com um crescimento de conversão de 1,28% entre 2021 e 2023, passando de 2,31% de conversão para 3,59%, respectivamente.
O uso de hashtags podem te ajudar a alcançar outras pessoas interessadas no tema e, consequentemente, conquistar conexões interessantes. Também utilize seu perfil para reforçar as conexões que fez no evento e aproveite para acompanhar as movimentações em busca de novas oportunidades de negócio.
Em resumo, aproveite os novos contatos para registrar a expertise da sua marca sobre o mercado de interesse. Contudo, atente-se ao interesse do outro. Podem existir situações em que o prospect não está interessado no assunto no momento e a insistência pode gerar uma situação desconfortável. Seja paciente e educado, aproveite os espaços para realizar bons negócios.
. Por: Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, formado em marketing, Juliano possui 20 anos de experiência na área comercial, desenvolvendo processos para a geração de leads B2B. No mercado, já atuou em multinacionais como Mercedes-Benz e BMW. Em sua trajetória como empreendedor, foi co-fundador de empresas como BeGraf, BePrint e JetPax. Atualmente, além do seu cargo de CEO na Meetz, Juliano realiza mentorias de vendas, com foco na melhoria dos processos comerciais, aumento da taxa de conversão de negócios e na criação da cultura de vendas em startups, Enterprises e PMEs. | A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 250 clientes em sua carteira, a startup usa plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.