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04/04/2024

Como uma consultoria empresarial boutique pode alavancar seu negócio

E evitar prejuízos financeiros ou mesmo até a falência.

As médias, pequenas e microempresas são as que lideram o ranking de pedidos de recuperação judicial no País. É o que aponta um estudo realizado ao longo do ano de 2023 pela Serasa Experian. Foram 1.405 solicitações, sendo desse total: 939 micros e pequenas empresas, 331 de médio porte e 135 as grandes companhias.

Uma das razões da recuperação judicial atingir as pequenas e médias empresas está atrelada a ineficiência de gestão, ausência de processos e de dados confiáveis para tomada de decisão, além dos reflexos da crise pós-pandemia. Pode-se afirmar que 90% das empresas brasileiras são familiares e, conforme vão crescendo, o proprietário deve avaliar sua gestão, inclusive, se está sendo feita de maneira correta. Para tal, quem está à frente do negócio precisa ter às mãos dados consistentes e atuar de forma proativa, conhecer seus pontos fortes e fragilidades, sempre atento as oportunidades, ou mesmo as ameaças do mercado. Uma gestão forte é a base para o desenvolvimento.

Nem sempre é tão simples o acesso a tais dados, requer disciplina e dedicação, porém quase sempre o proprietário, ou gestor da empresa, está mergulhado em rotinas operacionais, enquanto os processos de gestão ficam em segundo plano. O administrador precisa descobrir o momento certo de recorrer a uma consultoria, capaz de focar no problema e descobrir a solução para a empresa. Para tanto, é necessário se certificar de bons parceiros, como uma consultoria proativa e atuante. De modo algum, é demérito para o gestor reconhecer essa necessidade.

As pequenas e médias empresas brasileiras não têm enraizada a cultura da consultoria, diferentemente das grandes que buscam uma consultoria idônea, a fim de focar na solução do problema. Na prática, uma consultoria boutique se diferencia por ser capaz de se modelar ao cliente, respeitando sua cultura. Ou seja, não é engessada, adotando uma metodologia que tem como ponto de partida realizar um bom diagnóstico para entender as necessidades do cliente, levantando os pontos que precisam ser melhorados, elaborando um plano de ação sólido, consistente e realista.

Enfim, é muito importante contar com o serviço de uma consultoria empresarial de excelência e com experiência no mercado, focada em prestar um serviço customizado, atendendo às necessidades das empresas, visando o crescimento sustentável, através de uma metodologia inovadora, para alavancar seu negócio, evitando prejuízos financeiros ou mesmo até a falência.

. Por: Eduardo Bazani, sócio-diretor da Nordex Consultoria Empresarial, formado em Engenharia Industrial, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FEI, e especialização em Reestruturação de Empresas e Recuperação Judicial de Empresas pelo Instituto Insper de São Paulo.