producao-industrial-ibge

15/03/2024

Produção industrial fluminense cresce 7,1% em janeiro, diz IBGE

Desempenho do setor exerceu uma as principais influências positivas no resultado nacional, que foi de 3,6% na comparação com janeiro de 2023.

A produção industrial do Estado do Rio cresceu 7,1% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, exercendo uma das principais influências positivas no resultado nacional, que foi de 3,6% na comparação com janeiro de 2023. O dado foi divulgado no dia 13 de março (quarta-feira) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, na passagem do mês de dezembro do ano passado para janeiro, o crescimento da produção industrial fluminense foi de 0,8%. Nos últimos 12 meses, a indústria do Rio de Janeiro acumula aumento de 5%.

—O setor industrial tem relevante papel no desenvolvimento econômico e social não apenas do estado, mas do país. Fomenta a economia, com o aumento da produção, incentiva o consumo, gera mais empregos e renda, e proporciona melhoria na qualidade de vida da população. Tem, também, um papel importante para as exportações e contribui para o crescimento do PIB — afirmou o governador Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, observa que o Estado do Rio inicia o ano com indicadores positivos: — No ano passado, a produção industrial fluminense fechou com alta de 4,5%. E agora em janeiro, ficamos, mais uma vez, com o resultado acima da média nacional. Esse cenário positivo deve melhorar consideravelmente neste ano, quando serão investidos R$ 400 milhões pelo Governo do Estado para a criação de 24 novos distritos industriais em território fluminense, e revitalização de dez unidades já existentes. A iniciativa faz parte da estratégia de reindustrialização do Rio de Janeiro — disse o secretário.