fachada-afya

15/03/2024

Afya registra mais um ano de alta performance

Maior grupo de educação médica do país registra receita líquida em 2023 quase quatro vezes maior do que em 2019, ano de seu IPO. Empresa também celebra o atingimento dos resultados projetados para 2023. Em 2023, a Afya atingiu a marca de dois milhões de atendimentos médicos gratuitos a população e fechou o período com 20 mil alunos de Medicina formados. A companhia comemorou ainda o recebimento de vários prêmios e reconhecimentos, como “Executivo de Valor”, “Melhor Empresa de Educação em Inovação do Valor Econômico”, e melhor empresa do Setor de Educação no prêmio “Valor 1000”, entre outros.

A Afya Limited (Nasdaq: Afya; B3: A2FY34), maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, anunciou nesta quinta os resultados financeiros e operacionais do quarto trimestre e o consolidado de 2023. Os números referem-se aos resultados até 31 de dezembro de 2023.

Com uma trajetória de 25 anos em graduação e educação continuada em Medicina, a empresa registrou forte geração de caixa que apoia a contínua expansão do negócio.

A receita líquida ajustada de 2023 cresceu 23,9% em relação a 2022, alcançando R$ 2,.874 milhões. Excluindo aquisições a receita cresceu 13,3% atingindo R$ 2.,627 milhões. O Ebitda ajustado aumentou 21,2% chegando a R$ 1,.166 milhão, com margem ajustada de 40,6%. Sem as aquisições da empresa durante o ano, o Ebitda ajustado cresceu 9,5% a R$ 1.,052 milhão, com margem ajustada de 40,1%.

O resultado líquido ajustado cresceu 10,5% atingindo R$ 591 milhões, com crescimento de EPS (Earnings Per Share) ajustado de 11,5% no mesmo período. A conversão de caixa foi de 97,1% com geração de R$ 1.,089 milhão antes de impostos, 24,1% acima de 2022, resultando em uma sólida posição de caixa de R$ 553 milhões.

—A receita líquida da Afya em 2023 foi quase quatro vezes maior do que em 2019, o ano do nosso IPO. Tivemos um crescimento expressivo na geração de caixa, demonstrando a nossa capacidade de alcançar um crescimento substancial e, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade. O nosso lucro por ação (EPS) continua a crescer, reforçando a nossa capacidade de combinar crescimento orgânico e inorgânico com alocação de capital adequado, com retornos significativos para impulsionar o nosso crescimento— afirma Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Unidades de negócio — A Afya fechou o ano com um aumento notável da receita líquida em suas três unidades de negócio: no segmento de Graduação, com suas 32 IES (Instituições de Ensino Superior) espalhadas por 19 estados brasileiros; no segmento de Educação Continuada, com 15 unidades de pós-graduação e mais de 70 cursos de especialização; e no segmento de Serviços Digitais, um ecossistema de soluções digitais para a educação e prática médica utilizado mensalmente por 268 mil médicos e estudantes de medicina.

O crescimento mais significativo, em termos de receita, veio do segmento de pós-graduação, que atingiu maior maturidade e inaugurou duas novas unidades (em Belém/PA, Ribeirão Preto/SP). A receita líquida neste segmento, em 2023, ficou em R$146.,8 milhões, um crescimento de 34,9% em relação a 2022.

O segundo maior crescimento veio de graduação, principal negócio que se mantém robusto com os cursos de medicina atingindo a maturidade no número de vagas.

Já a área de Serviços Digitais fechou o ano com crescimento de 20,7%, totalizando R$ 229,3 milhões. O crescimento orgânico refere-se à combinação do crescimento dos contratos de B2B (Business to Bussines), resultando um aumento da receita líquida de B2B de 63,8%, e a expansão dos usuários ativos in B2P (Business to Physicians), principalmente em Whitebook, Medical Harbour, iClinic, Cardiopapers e Além da Medicina.

Resultados do quarto trimestre — Com relação ao último quartil de 2023, a receita líquida ajustada aumentou 22,6% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 729,5 milhões. Excluindo aquisições, a receita cresceu 12,5%. O Ebitda ajustado do quarto trimestre aumentou 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando R$288,9 milhões, com uma um margem Ebitda ajustada de 39,6%. Sem as aquisições da empresa em 2023, o Ebitda ajustado cresceu 6,4% no quarto trimestre, com uma margem Ebitda ajustada de 38,5%. O lucro liquido do trimestre atinge R$101,9 milhoes um crescimento de 42,8% frente ao mesmo periodo do ano de 2022.

Os resultados foram impulsionados principalmente pela aquisição da UNIMA (Maceió/AL) e FCM Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes/PE), a maturação das vagas de medicina, além do crescimento do segmento de Educação Continuada e Serviços Digitais.

Sustentabilidade: impacto gerado pela Afya na sociedade —Em 2023, a Afya consolidou sua estratégia ESG, frente que vem sendo desenvolvida fortemente nos últimos anos. Como resultado desse trabalho, a empresa registrou mais de dois milhões de atendimentos de saúde gratuitos desde 2019. Somente no último ano, foram mais de meio milhão de atendimentos (587.611), um volume 18,5% maior do que o realizado em 2022.

A Afya também reforçou o compromisso público com a equidade de gênero e expandiu o número de mulheres em cargos de gestão; hoje, 58% do quadro de colaboradores é formado por mulheres e 45% da liderança da companhia é feminina. Foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, no índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, que considera o desempenho de empresas de capital aberto em métricas relacionadas à equidade de gênero no local de trabalho. A empresa é uma das vencedoras do prêmio “Mulheres na Liderança”, que reconhece as empresas com as melhores práticas para ascensão feminina.

No último ano, a Afya lançou seu projeto de causa que tem por objetivo promover a saúde mental de médicos e estudantes de medicina. O lançamento foi feito em Nova York durante o “SDGs in Brazil”, maior evento de sustentabilidade para o mercado corporativo brasileiro, organizado pelo Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária desde 2020. A Afya é apoiadora do Movimento #MenteEmFoco, que visa estimular a discussão sobre o tema e estabelecer ações concretas e de suporte a colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável.

Na área ambiental, encerrou o ano com 16 unidades abastecidas por energia solar de produção própria. A empresa atingiu 6.341 MWh de capacidade de geração de energia ao ano nas plantas fotovoltaicas e 100% das unidades já não emitem gases de efeito estufa provenientes do consumo de energia.

Prêmios e reconhecimentos — A Afya celebrou diversos reconhecimentos recebidos em 2023, incluindo o prêmio “Executivo de Valor”, que nomeou Virgilio Gibbon como o melhor CEO do Setor de Educação, e o título de “Melhor Empresa de Educação em Inovação”, concedido pelo Valor Econômico. Além disso, a empresa recebeu outra distinção de grande prestígio ao ser considerada a melhor empresa do Setor de Educação no prêmio “Valor 1000” e no “Great Place to Work”. 2023 também foi marcado pela listagem da empresa na B3, com a negociação de BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Afya — A Afya tem como propósito transformar a saúde junto com quem tem a medicina como vocação. Líder de educação e soluções digitais médicas, o grupo reúne 32 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelas cinco regiões do Brasil. 30 delas oferecem cursos de medicina e 15 unidades promovem pós-graduação e educação continuada nas áreas médicas e de saúde. São 3.163 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, a Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira. O grupo é pioneiro na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. Um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital do portfólio que inclui Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.

A Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em 2019. Recentemente, a companhia recebeu relevantes prêmios do jornal Valor Econômico. Foi reconhecida no “Valor Inovação” (2023) como empresa de educação mais inovadora do Brasil, e no “Valor 1000” (2023), como melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi ainda reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).