Maior grupo de educação médica do país registra receita líquida em 2023 quase quatro vezes maior do que em 2019, ano de seu IPO. Empresa também celebra o atingimento dos resultados projetados para 2023. Em 2023, a Afya atingiu a marca de dois milhões de atendimentos médicos gratuitos a população e fechou o período com 20 mil alunos de Medicina formados. A companhia comemorou ainda o recebimento de vários prêmios e reconhecimentos, como “Executivo de Valor”, “Melhor Empresa de Educação em Inovação do Valor Econômico”, e melhor empresa do Setor de Educação no prêmio “Valor 1000”, entre outros.
A Afya Limited (Nasdaq: Afya; B3: A2FY34), maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, anunciou nesta quinta os resultados financeiros e operacionais do quarto trimestre e o consolidado de 2023. Os números referem-se aos resultados até 31 de dezembro de 2023.
Com uma trajetória de 25 anos em graduação e educação continuada em Medicina, a empresa registrou forte geração de caixa que apoia a contínua expansão do negócio.
A receita líquida ajustada de 2023 cresceu 23,9% em relação a 2022, alcançando R$ 2,.874 milhões. Excluindo aquisições a receita cresceu 13,3% atingindo R$ 2.,627 milhões. O Ebitda ajustado aumentou 21,2% chegando a R$ 1,.166 milhão, com margem ajustada de 40,6%. Sem as aquisições da empresa durante o ano, o Ebitda ajustado cresceu 9,5% a R$ 1.,052 milhão, com margem ajustada de 40,1%.
O resultado líquido ajustado cresceu 10,5% atingindo R$ 591 milhões, com crescimento de EPS (Earnings Per Share) ajustado de 11,5% no mesmo período. A conversão de caixa foi de 97,1% com geração de R$ 1.,089 milhão antes de impostos, 24,1% acima de 2022, resultando em uma sólida posição de caixa de R$ 553 milhões.
—A receita líquida da Afya em 2023 foi quase quatro vezes maior do que em 2019, o ano do nosso IPO. Tivemos um crescimento expressivo na geração de caixa, demonstrando a nossa capacidade de alcançar um crescimento substancial e, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade. O nosso lucro por ação (EPS) continua a crescer, reforçando a nossa capacidade de combinar crescimento orgânico e inorgânico com alocação de capital adequado, com retornos significativos para impulsionar o nosso crescimento— afirma Virgilio Gibbon, CEO da Afya.
Unidades de negócio — A Afya fechou o ano com um aumento notável da receita líquida em suas três unidades de negócio: no segmento de Graduação, com suas 32 IES (Instituições de Ensino Superior) espalhadas por 19 estados brasileiros; no segmento de Educação Continuada, com 15 unidades de pós-graduação e mais de 70 cursos de especialização; e no segmento de Serviços Digitais, um ecossistema de soluções digitais para a educação e prática médica utilizado mensalmente por 268 mil médicos e estudantes de medicina.
O crescimento mais significativo, em termos de receita, veio do segmento de pós-graduação, que atingiu maior maturidade e inaugurou duas novas unidades (em Belém/PA, Ribeirão Preto/SP). A receita líquida neste segmento, em 2023, ficou em R$146.,8 milhões, um crescimento de 34,9% em relação a 2022.
O segundo maior crescimento veio de graduação, principal negócio que se mantém robusto com os cursos de medicina atingindo a maturidade no número de vagas.
Já a área de Serviços Digitais fechou o ano com crescimento de 20,7%, totalizando R$ 229,3 milhões. O crescimento orgânico refere-se à combinação do crescimento dos contratos de B2B (Business to Bussines), resultando um aumento da receita líquida de B2B de 63,8%, e a expansão dos usuários ativos in B2P (Business to Physicians), principalmente em Whitebook, Medical Harbour, iClinic, Cardiopapers e Além da Medicina.
Resultados do quarto trimestre — Com relação ao último quartil de 2023, a receita líquida ajustada aumentou 22,6% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 729,5 milhões. Excluindo aquisições, a receita cresceu 12,5%. O Ebitda ajustado do quarto trimestre aumentou 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando R$288,9 milhões, com uma um margem Ebitda ajustada de 39,6%. Sem as aquisições da empresa em 2023, o Ebitda ajustado cresceu 6,4% no quarto trimestre, com uma margem Ebitda ajustada de 38,5%. O lucro liquido do trimestre atinge R$101,9 milhoes um crescimento de 42,8% frente ao mesmo periodo do ano de 2022.
Os resultados foram impulsionados principalmente pela aquisição da UNIMA (Maceió/AL) e FCM Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes/PE), a maturação das vagas de medicina, além do crescimento do segmento de Educação Continuada e Serviços Digitais.
Sustentabilidade: impacto gerado pela Afya na sociedade —Em 2023, a Afya consolidou sua estratégia ESG, frente que vem sendo desenvolvida fortemente nos últimos anos. Como resultado desse trabalho, a empresa registrou mais de dois milhões de atendimentos de saúde gratuitos desde 2019. Somente no último ano, foram mais de meio milhão de atendimentos (587.611), um volume 18,5% maior do que o realizado em 2022.
A Afya também reforçou o compromisso público com a equidade de gênero e expandiu o número de mulheres em cargos de gestão; hoje, 58% do quadro de colaboradores é formado por mulheres e 45% da liderança da companhia é feminina. Foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, no índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, que considera o desempenho de empresas de capital aberto em métricas relacionadas à equidade de gênero no local de trabalho. A empresa é uma das vencedoras do prêmio “Mulheres na Liderança”, que reconhece as empresas com as melhores práticas para ascensão feminina.
No último ano, a Afya lançou seu projeto de causa que tem por objetivo promover a saúde mental de médicos e estudantes de medicina. O lançamento foi feito em Nova York durante o “SDGs in Brazil”, maior evento de sustentabilidade para o mercado corporativo brasileiro, organizado pelo Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária desde 2020. A Afya é apoiadora do Movimento #MenteEmFoco, que visa estimular a discussão sobre o tema e estabelecer ações concretas e de suporte a colaboradores para criar um ambiente de trabalho saudável.
Na área ambiental, encerrou o ano com 16 unidades abastecidas por energia solar de produção própria. A empresa atingiu 6.341 MWh de capacidade de geração de energia ao ano nas plantas fotovoltaicas e 100% das unidades já não emitem gases de efeito estufa provenientes do consumo de energia.
Prêmios e reconhecimentos — A Afya celebrou diversos reconhecimentos recebidos em 2023, incluindo o prêmio “Executivo de Valor”, que nomeou Virgilio Gibbon como o melhor CEO do Setor de Educação, e o título de “Melhor Empresa de Educação em Inovação”, concedido pelo Valor Econômico. Além disso, a empresa recebeu outra distinção de grande prestígio ao ser considerada a melhor empresa do Setor de Educação no prêmio “Valor 1000” e no “Great Place to Work”. 2023 também foi marcado pela listagem da empresa na B3, com a negociação de BDRs (Brazilian Depositary Receipts).
Afya — A Afya tem como propósito transformar a saúde junto com quem tem a medicina como vocação. Líder de educação e soluções digitais médicas, o grupo reúne 32 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelas cinco regiões do Brasil. 30 delas oferecem cursos de medicina e 15 unidades promovem pós-graduação e educação continuada nas áreas médicas e de saúde. São 3.163 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, a Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira. O grupo é pioneiro na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. Um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital do portfólio que inclui Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.
A Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em 2019. Recentemente, a companhia recebeu relevantes prêmios do jornal Valor Econômico. Foi reconhecida no “Valor Inovação” (2023) como empresa de educação mais inovadora do Brasil, e no “Valor 1000” (2023), como melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi ainda reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).