safira-energia

15/03/2024

Grupo Safira se consolida como ecossistema de soluções em energia e inovação

Mais de três mil clientes, atuação em vários eixos e entrega de produtos customizados: Grupo Safira se consolida como ecossistema de soluções em energia e inovação. Contando também com clientes residenciais, Grupo atua na comercialização mediante atendimento personalizado, inteligência de mercado e soluções digitais em energia elétrica.

Desde 2008 no mercado, a Safira é uma empresa especializada na entrega de soluções de energia para os clientes, com propósito principal de oferecer redução de, no mínimo 10% nos custos com energia elétrica, seja para empresas ou para pessoas físicas, permitindo acesso às fontes renováveis de forma 100% digital. O Grupo encerrou 2023 com receita líquida R$ 637,5 milhões no acumulado dos últimos nove meses do ano. Entre geradores e consumidores livres, são mais de 3GW médios sob sua gestão.

— Nossa missão é manter a posição de referência e de principal empresa de entrega de soluções energéticas do país. Inovação, excelência e comprometimento com nossos clientes e parceiros estão sempre ditando o ritmo do nosso trabalho e de nossas próximas ações. Nosso trabalho é voltado para a experiência e necessidade de cada cliente, cada passo que damos é pensando em como tornar o dia a dia mais prático, seguro e menos dispendioso —explica Mikio Kawai Jr, CEO e fundador do Grupo Safira.

O CEO ressalta que todas essas frentes formam um ecossistema de inovação e soluções em energia robusto. —Estudamos o mercado e acompanhamos as movimentações do setor, nossa missão é descomplicar o segmento de energia utilizando tecnologia e trazendo um olhar mais dinâmico, que nos possibilita pensar em soluções, identificar problemas, resolvê-los, contando com o conhecimento de mais de 15 anos de atuação e a agilidade de uma startup. Gosto de dizer que estamos em ‘beta permanente —conta. Essa trajetória da empresa tem sido reconhecida no mercado e a coloca em rankings relevantes, como Época Negócios 360, Maiores e Melhores da Exame, Valor 1000, As melhores da Dinheiro, entre outros.

Esse ecossistema possibilita oferecer serviços e produtos para pessoas físicas e, impulsionadas pelo Mercado Livre de Energia, pessoas jurídicas. Este último, por meio do Safira Simples, que garante a portabilidade na conta de luz para empresas em alta tensão que consomem mais de R$ 6 mil, mediante análise interna. Também para empresas, o Safira Livre oferece trading, gestão e inteligência de mercado.

Em 2019, o Grupo Safira ingressou na geração distribuída de energia solar com a construção de usinas localizadas na região norte de Minas Gerais, em Montes Claros e Porteirinha, totalizando 5,75 MW produzidos que, pelo Safira Solar+, chegam para pessoas físicas, inclusive, moradores de zonas rurais, e pessoas jurídicas de maneira limpa e sustentável. A companhia também assinou um contrato de parceria com a Élis Energia, empresa da Pátria Investimentos, que irá construir e arrendar 20 MWac em usinas de geração distribuída. Com o Safira Solar+, os usuários podem ter uma economia de até 12% na conta, de acordo com o seu gasto mensal.

Em sua carteira de clientes, somando todas as unidades de negócio, já passaram mais de 2000 empresas. Hoje, o Grupo atende marcas como Hering, Klabin, Gerdau, Mineração Caraíba, Heineken, entre outros. —O objetivo principal é oferecer energia mais em conta aos consumidores por meio de um arcabouço de soluções, que vão desde a gestão a compra e venda de energia por valores mais interessantes. Com isso, o empresário poderá usufruir de maior previsibilidade financeira em seus negócios, tal como maior autonomia operacional, reduzindo riscos ao diversificar as opções de energia e minimizando a exposição a variações de preços no mercado —explica o executivo.

O Grupo Safira participa das principais associações, grupos de discussão e comitês de agências regulatórias que corroboram e certificam que seus serviços seguem as normas vigentes, como Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Para a criação e consolidação desse ecossistema de inovação e solução em energia, a empresa recrutou profissionais referência no mercado, como Tiago Fontanesi, e saltou de 50 colaboradores para 120, em um período de dois anos.

—Nossos esforços visam trazer mais transparência, confiança e autonomia para nossos clientes, além de, claro, preços justos, de uma maneira 100% digital, um grande diferencial em um mercado tradicional— finaliza Mikio.