Para provarem o sabor do mercado de trabalho para as mulheres. A ação dá luz às “Verdades difíceis de engolir”, como a baixa presença feminina na liderança e números de assédio no País.
O Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do País, lança, em parceria com a agência Dentsu Creative, uma nova campanha de conscientização intitulada “Verdades Difíceis de Engolir”, em que profissionais de alta liderança, como CEOs e executivos(as) foram convidados(as) para experimentarem uma bebida sem álcool feita exclusivamente para essa ação, com um sabor que representa a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. Para gerar uma reflexão sobre essa realidade desafiadora, o insight foi estampar as verdades “na lata”, com dados de pesquisa sobre o panorama da mulher no mundo corporativo simulando seus ingredientes.
O movimento deu-se a partir da análise feita de estatísticas atuais do mercado e do quanto a cervejaria deseja ser parte da solução. Prova disso é o seu compromisso público de alcançar a marca de 50% de lideranças femininas até 2026 no Brasil. Até o momento, a Companhia registra 37% destas posições ocupadas. Em linha com essa missão, o foco do Grupo Heineken está também em desenvolver e trabalhar a inclusão de suas mulheres desde a base – e mostra que está no caminho certo: em 2023, metade das promoções da empresa para posições de liderança foram de mulheres.
Projetos especiais e impactos mensuráveis — Para promover a inclusão, a segurança e o bem-estar das mulheres na instituição, o Grupo Heineken conta com uma série de projetos especiais, como o programa de aceleração de carreira exclusivo para mulheres, Elas Que Brilham. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença feminina na liderança de áreas de Produção em até 12 meses a partir do desenvolvimento de talentos internos e da condução de processos seletivos afirmativos. Até o momento, a ação já obteve 11 selecionadas para liderar a produção de cerveja Heineken® no Brasil. Além disso, em 2023, o Grupo foi reconhecido globalmente pelo índice Bloomberg Gender-Equality (GEI), selo de referência que mede a igualdade de gênero dentro de 485 organizações, considerando cinco pilares – Liderança e banco de talentos, igualdade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e imagem da marca.
O olhar para a equidade a partir da intersecção com diferentes nichos de atuação da marca outro diferencial que impulsiona o sucesso das iniciativas do Grupo Heineken. O Projeto Mobilidade, de Vendas e Distribuição, ilustra esse movimento, ampliando em 20% o número de mulheres nos grupos de Vendas a partir da troca de veículos na operação: de motocicletas para automóveis. A mudança foi proveniente de um diagnóstico simples de que a maioria das mulheres não possui a tradição de serem motociclistas.
“Além da base, com intencionalidade e mão na massa, já estamos no índice de 37% dos 50% do nosso compromisso com liderança feminina até 2026. E acabamos de receber a nova vice-presidente de Finanças no Brasil – a primeira CFO (Chief Financial Officer) – da nossa operação. Estamos transformando a Heineken e o mercado de bebidas, é para celebrar!”, comenta Raquel Zagui, Vice-presidente de Pessoas do Grupo Heineken.
Com a campanha “Verdades Difíceis de Engolir”, o Grupo Heineken avança ainda mais em seu objetivo de ser a cervejaria mais confiável do país, promovendo o debate social e fortalecendo suas estratégias de diversidade, equidade e inclusão de forma transversal ao negócio.
“Utilizar a força da criatividade para promover debates relevantes na sociedade tem tudo a ver com a maneira que desejamos nos posicionar no mercado, com respeito e cuidado, mas com coragem também, que é um dos nossos valores”, diz a executiva. “Por meio da ampliação dessa conversa, desejamos inspirar outras lideranças para criação de ações concretas em direção a um futuro mais justo e equitativo em todo mercado, para que tenhamos uma melhora nessas verdades difíceis de engolir.”, completa Raquel.