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21/12/2023

Transporte marítimo aumenta participação na Europa após ataques no Mar Vermelho

Várias companhias marítimas, incluindo Maersk e Hapag Lloyd, registaram aumentos.

Na Europa, os estoques de navios continuam a aumentar depois que a Maersk e outras companhias marítimas suspenderam as viagens através do Canal de Suez devido a ataques a navios no Mar Vermelho por militantes Houthi no Iêmen, relata a Reuters .

A decisão de interromper o trânsito nesta rota, vital para o comércio marítimo entre o Oriente e o Ocidente, teria gerado especulações sobre possíveis aumentos nas taxas. Várias companhias marítimas, incluindo a Maersk, D’Amico, Hapag Lloyd e o petroleiro norueguês Hafnia, registaram aumentos nas suas acções, destacando-se o aumento de 4,7% nas da Maersk.

Por outro lado, a petrolífera BP optou por suspender temporariamente todos os trânsitos pelo Mar Vermelho por razões de segurança. O preço do petróleo bruto, por seu lado, registou um aumento de 0,7%, atingindo os 77,11 dólares por barril, depois de ter atingido anteriormente o mínimo de 75,76 dólares.

Grandes perdedores — Analistas da indústria alertam que contornar o Mar Vermelho e a rota através do Cabo da Boa Esperança poderia ter um impacto significativo, especialmente para navios porta-contentores e petroleiros. Estima-se que um petroleiro vindo do Médio Oriente demora 17 dias a chegar à Europa através do Canal de Suez, em comparação com os 41 dias que levaria para contornar África ao redor do Cabo da Boa Esperança.

A Maersk anunciou a suspensão de todos os seus envios de contentores através do Mar Vermelho até novo aviso, juntando-se a MSC, Hapag-Lloyd e CMA CGM nesta medida. Os analistas também sugerem que os comboios guardados por navios de guerra poderiam ser uma alternativa mais viável do que contornar o Cabo da Boa Esperança. | MM