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17/11/2023

Além da lupa: Moringa lança nova campanha para o IDEC

Focada em digital, agência aposta em estratégia de comunicação bem-humorada e educativa.

A Moringa anuncia o lançamento de uma campanha que vai “além da lupa” para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A criação traz como foco as mudanças na tabela de informação nutricional e a implementação do selo em formato de lupa nas embalagens dos produtos alimentícios, de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo da comunicação é informar e conscientizar o consumidor sobre os impactos negativos na saúde associados ao consumo de ultraprocessados com excesso de gordura saturada, açúcar adicionado e sódio. Além disso, a campanha reforça a importância de ler a tabela de informação nutricional e a lista de ingredientes, mantendo aceso o debate sobre a rotulagem e o consumo consciente.

O conceito associa o alerta “alto em” aos problemas que o consumo dos alimentos ultraprocessados pode causar, com chamadas como “alto em desilusão”, “alto em enganação”, “alto em enrolação”, “alto em preocupação”, “alto em mentira” e “alto esquisitice”. A campanha é focada em digital e é composta por criações para as redes sociais META, TikTok e Kwai, visando facilitar a conversa com um público amplo e incentivar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis.

As peças estáticas e vídeos foram pensadas para instigar a população a acessar o site do Idec para saber mais sobre o tema. Há, ainda, mídia em sites e aplicativos, criações para a plataforma de games Azerion e spots informativos para a Rádio Web com a participação de um especialista do Idec.

Segundo Rianni Bertoldo, CEO da agência, “a expectativa é alcançar um número cada vez maior de consumidores e conscientizar a população para a importância das informações nos rótulos. Queremos também mais acessos ao site da campanha, onde as pessoas podem se cadastrar para receber um boletim especial sobre alimentação saudável”.

O Idec participa ativamente do processo de discussão sobre rotulagem nutricional de alimentos desde seu início, em 2014. Também vem realizando diferentes campanhas para informar a população sobre esse tema e estimulando a participação da sociedade nesse debate, justamente, pelo direito do consumidor de ter informações claras, transparentes e não enganosas nos produtos.

Para Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, o objetivo principal desta nova campanha é comunicar às pessoas consumidoras que o selo “Alto Em” deve ser observado e interpretado de forma crítica como um importante aviso sobre os impactos negativos do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados com excesso de nutrientes que fazem mal à saúde.| Filme: https://shre.ink/TkBZ

Agência: Moringa | Cliente: IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor | CEO: Rianni Bertoldo | Direção de criação: Fabrício Batista | Criação: Renan Belmiro e Heitor Freitas | Atendimento: Janaína Almada | Direção de Estratégia: Marcela Morais | Planejamento: Zuleide Xavier; Cristiane Pires | Dados: Gabriel Garcia e Alberto Torres | Mídia: Patrick Martins

Produção: Samantha Brandão | Direção de projetos: Diogo Moreira | Projetos: Priscila Gonçalves | Direção de social Media e conteúdo: Camila Carrano | Conteúdo: Sindy Sousa e Nicolli Collodetti | Aprovação do Cliente: Camilla Rigi, Laura Dauden e Tainá Costa.