De materiais para veículos elétricos. O projeto é fundamental para a cadeia de fornecimento de baterias de veículos elétricos e se beneficia de uma subvenção do Departamento de Energia estadunidense e de uma joint venture com a empresa Orbia.
Bruxelas—A Solvay confirma seus planos de construir uma nova instalação de polímeros de PVDF para baterias de veículos elétricos em Augusta, Geórgia, nos Estados Unidos.
Com mais de metade das vendas de automóveis nos EUA projetadas para serem elétricas até 2030, o PVDF — um fluoropolímero termoplástico — produzido nos EUA permitirá o fornecimento para o mercado de baterias de veículos elétricos que está em rápido crescimento, satisfazendo as necessidades crescentes dos mercados domésticos de armazenamento de energia.
As novas operações fornecerão material para mais de cinco milhões de baterias de veículos elétricos por ano quando estiver completamente operacional, em 2026, criando centenas de empregos em toda a cadeia de valor.
A Solvay e a Orbia acabam de assinar o acordo de joint venture para este projeto. A parceria garante o fornecimento pela Orbia dos materiais necessários para a Solvay fabricar sua produção de fluoreto de polivinilideno (PVDF) de grau de suspensão, que é usado como aglutinante de íons de lítio e revestimento separador em baterias de veículos elétricos. A Solvay, por outro lado, aportará a sua tecnologia de processos e conhecimento do mercado global para este empreendimento.
Em combinação, as inovações Solef® PVDF da Solvay e os ativos de matéria-prima e experiência em produção da Orbia permitirão a entrega de polímeros PVDF que permitem aos veículos elétricos ir mais longe em cada carga, prolongando a vida útil da bateria e melhorando a sua segurança.
— Estamos orgulhosos deste importante projeto, que é um marco fundamental na nossa estratégia de eletrificação, enfatizando o nosso compromisso global com a mobilidade sustentável. O apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos demonstra o papel fundamental da Solvay no avanço de tecnologias que atendam à demanda do mercado e melhorem o armazenamento de energia e a segurança e potência dos veículos elétricos— disse Ilham Kadri, CEO da Solvay.
— Além disso, nossa parceria com a Orbia nos coloca no comando para fortalecer uma cadeia de fornecimento de baterias e veículos elétricos independente e sustentável na América do Norte e criar empregos em energia limpa— acrescentou a CEO da Solvay.
Segundo Sameer Bharadwaj, CEO da Orbia, essa parceria com a Solvay ressalta o compromisso contínuo em permitir a transição para energia limpa com nossos investimentos em materiais energéticos. —A Orbia tem uma posição única de ‘mina para o mercado’, com integração em todos os materiais-chave necessários para reforçar a cadeia de fornecimento de veículos elétricos da América do Norte e estar em conformidade com a Lei de Redução da Inflação—.
A Solvay e a Orbia pretendem utilizar duas unidades de produção no sudeste dos EUA, uma para matérias-primas e outra para produtos acabados. Ambas as plantas deverão estar operacionais em 2026.
A Solvay e o Escritório de Fabricação e Cadeias de Fornecimento de Energia do Departamento de Energia dos EUA também finalizaram seu acordo para uma subvenção de US$ 178 milhões à Solvay para ajudar a construir esta instalação em suas instalações em Augusta, no Estado da Geórgia, nos EUA.
A subvenção foi concedida à Solvay como parte da Lei de Investimentos e Empregos em Infraestrutura dos EUA (IIJA) para expandir a fabricação doméstica de baterias para veículos elétricos e para a rede elétrica nos EUA, uma vez que o projeto preencherá uma lacuna significativa de fornecimento, com base em condições regulatórias favoráveis que promovem a produção regional e a segurança material.