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14/11/2023

Rolls-Royce conclui o programa de testes de combustível de aviação 100% sustentável

A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: RYCEY) anunciou no dia 13 de novembro (segunda-feira), que concluiu com sucesso os testes de compatibilidade de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF) em todos os seus tipos de motores aeronáuticos civis em produção.

Isto cumpre um compromisso, assumido em 2021, de demonstrar que não existem barreiras tecnológicas de motores à utilização de 100% SAF.

Um teste de solo em um motor de jato executivo BR710 nas instalações da empresa no Canadá completou o regime de testes. Outros motores testados como parte do programa foram: Trent 700, Trent 800, Trent 900, Trent 1000, Trent XWB-84, Trent XWB-97, Trent 7000, BR725, Pearl 700, Pearl 15 e Pearl 10X.

Os testes envolveram uma variedade de testes de solo e de voo para replicar as condições em serviço. Todos os testes confirmaram que o uso de 100% SAF não afeta o desempenho do motor.

— Tornar-se o primeiro fabricante de motores a jato a confirmar publicamente que todos os nossos motores em produção para aeronaves de longo curso e jatos executivos são compatíveis com 100% SAF é um marco importante tanto para a Rolls-Royce quanto para a indústria de aviação em geral.

É também mais uma prova do nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa líquida zero até 2050 e de apoiar os nossos clientes a fazerem o mesmo— disse Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce plc.

— Este é um marco importante, não apenas para a Rolls-Royce, mas também para a indústria aeroespacial civil em geral. Esperamos que o sucesso desses testes proporcione um nível de validação técnica que apoie aqueles que buscam investir na produção de 100% SAF daqui para frente— acrescentou Simon Burr, diretor do Grupo de Engenharia, Tecnologia e Segurança da Rolls-Royce plc.

— A jornada mundial para a descarbonização dos voos é impulsionada pela inovação britânica e apoiada pelo governo do Reino Unido, o que significa que as pessoas podem continuar a viajar como quiserem, de uma forma que seja adequada para o futuro.

As notícias de hoje demonstram que a Rolls Royce e o Reino Unido são líderes globais na descarbonização dos transportes, o que nos leva um passo mais perto do Jet Zero— comentou o secretário de Transportes do Reino Unido, Mark Harper.

Além de provar a compatibilidade do motor em produção, a Rolls-Royce já garantiu que seu demonstrador de motor UltraFan de nova geração tenha a mesma capacidade. Sua primeira execução, no início deste ano, foi 100% SAF.

A história da Rolls-Royce SAF continua no final deste mês, quando os motores Trent 1000 equiparão um Boeing 787 Dreamliner da Virgin Atlantic no voo 100, o primeiro voo transatlântico 100% SAF do mundo. O consórcio liderado pela Virgin Atlantic, patrocinado pelo Departamento de Transportes, inclui a Boeing, a Universidade de Sheffield, o Imperial College London e o Rocky Mountain Institute. O voo de retorno, com combustível regular de aviação, provará que o motor e a aeronave podem funcionar com qualquer tipo de combustível sem alterações de engenharia.

O Combustível de Aviação Sustentável tem um grande potencial para apoiar a jornada de transição energética da aviação, como um combustível “drop-in” que pode simplesmente ser usado como uma alternativa ao combustível convencional.

Quando o ciclo de vida do SAF é levado em consideração, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) estima que as emissões líquidas de CO2 do ciclo de vida dos SAFs não misturados são até 80% inferiores às do combustível convencional.

A Rolls-Royce estima que, para atingir o Net Zero voando até 2050, uma combinação de turbinas a gás altamente eficientes de última geração operando com 100% SAF provavelmente contribuirá com cerca de 80% da solução total.

O órgão internacional de padronização para combustível de aviação, ASTM International, permite atualmente que até um máximo de 50% de SAF seja misturado com 50% de combustível de aviação convencional. Todos os motores aeronáuticos civis em produção da Rolls-Royce já estão certificados para operar com uma mistura de 50% SAF. Os testes bem-sucedidos de 100% SAF fornecerão suporte adicional para um caminho para voos comerciais com 100% SAF.