E alcança o melhor resultado dos últimos cinco anos e registra R$ 823 milhões em vendas brutas no acumulado de 2023. Companhia reduz estoque em 30%, diminui o volume de distratos em 45% comparado ao mesmo período de 2022 e realiza três entregas no trimestre que somam VGV de R$ 167 milhões.
A Gafisa, uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, divulgou seus resultados operacionais e financeiros referentes ao terceiro trimestre e acumulado de 2023 – com destaque para o crescimento de 4% na receita dos nove meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, alcançando R$ 842 milhões. A empresa atingiu R$ 823 milhões em vendas brutas no acumulado do ano, alta de 13% em relação a 2022 e volume recorde de vendas nos últimos cinco anos. As vendas líquidas somaram R$ 177 milhões no terceiro trimestre de 2023. Nos nove meses, totalizaram R$ 715 milhões, crescimento de 2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido à redução de 45% nos distratos, comparado ao terceiro trimestre de 2022. A velocidade de vendas (VSO) foi de 8,8% no trimestre e 28% nos nove meses.
Com a performance de vendas, o estoque apresentou redução de 30% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, totalizando R$ 1,8 bilhão. No período foram entregues três empreendimentos — dois no Rio de Janeiro: Ivo – Botafogo e Igara – Leblon; e um em São Paulo – Chez Perdizes— que somaram um VGV de R$ 167 milhões, 83% maior que o terceiro trimestre de 2022.
Edmar Prado Lopes Neto, CFO e diretor de RI da Gafisa, traz um contexto da empresa no cenário macroeconômico. —A Gafisa decidiu em seu planejamento estratégico lançar apenas empreendimentos de alto padrão, cuja demanda era mais latente e sofre menos com oscilações econômicas. Esses primeiros trimestres do ano foram mais focados em vender estoque remanescente de empreendimentos de médio e médio/alto padrão e realizar as obras em andamento nos prazos previstos. Entregamos neste trimestre três residenciais e em breve teremos mais um leva de entregas. Além disso, preparamos os lançamentos que virão. Então, mesmo sem fazer novos lançamentos no trimestre, a companhia vem mantendo um bom patamar de vendas desse estoque. A expectativa para 2023 e para os próximos anos é um aumento na atividade econômica e redução nas taxas de juros, o que favorecerá ainda mais nossas vendas de estoques. Nossos resultados estão em consonância com o cenário atual. O impacto na margem bruta do terceiro trimestre se deu apenas devido aos juros mais altos e à performance econômica de vendas dos terrenos que não são alinhados ao alto padrão— destaca Edmar Neto.
Lançamentos do quarto trimestre de 2023 — O vice-presidente de Incorporação e Negócios da Gafisa, Luis Fernando Ortiz, ressalta que no quarto trimestre a Gafisa fará lançamentos de acordo com o plano estratégico da companhia, focado exclusivamente no alto padrão. “Estão previstos lançamentos em áreas nobres e privilegiadas de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, fizemos lançamentos importantes nesse segmento, com ótimo resultado de vendas. Os destaques são os empreendimentos Tom Delfim Moreira (Leblon), Canto Mar (Arpoador) e Cyano Exclusive Residences (Barra), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Stratos Itaim, Vinci Moema e o Tonino Lamborghini Apartments San Paolo (Jardins), além de participarmos do Cidade Matarazzo, todos com boa performance de vendas e com perfil de alto padrão. Esses empreendimentos são projetos com muita relevância em arquitetura, irreplicáveis em sua essência. E essa consolidação de atuação no alto padrão já se reflete nos futuros lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro que estamos preparando. O diferencial será ainda maior para esses novos projetos, começando pelas localizações, no Rio de Janeiro, em Ipanema, de frente para o mar, na Avenida Vieira Souto e em São Paulo, em uma esquina do Itaim-Bibi. As localizações associadas aos projetos com arquitetos renomados e parcerias icônicas com marcas de moda e design, como a italiana Missoni, qualificam ainda mais essa nova safra de projetos e deverão alavancar ainda mais as vendas da companhia como um todo, atraindo clientes de maior poder aquisitivo para conhecer todo nosso portfólio atual — destaca Ortiz.