pare-e-pense

31/10/2023

“Pare e Pense: Pode ser Golpe”

Febraban lança 3ª edição de campanha.

Federação e bancos também realizam Semana de Segurança Digital. Ações têm o objetivo de promover a conscientização para o uso da internet e os serviços digitais de forma segura.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seus bancos associados lançam a terceira edição da campanha de prevenção a fraudes “Pare e Pense: Pode ser Golpe”, que trará informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos. Atualmente, os golpes mais observados são o do link falso, maquininha, falso motoboy, falsa central de atendimento, entre outros.

Veiculada pela primeira vez no fim de 2021, a campanha ficou conhecida pela paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano. No ano passado, a ação retornou nas mídias sociais com a comunicação ilustrando as situações de golpes e trazendo dicas de prevenção.

Desta vez, a música continuará sendo o meio de transmitir os conteúdos antigolpe de um jeito didático e que chame a atenção. Para trazer a novidade nessa nova edição, a escolha das paródias foi feita com a música do cantor Naldo Benny, que canta “Amor de Chocolate”.

Em uma das versões feitas pela campanha, um ator que interpretará um bandido começará cantando: “Zap ou telefonema, pra mim tanto faz. Peço a grana com urgência e cada vez te roubo maaaais. Quem não para e pensa caaaaaai”. Pego seus dados bancários e os pessoais. Roubo todo seu salário. E até redes sociaaais”.

E depois outro ator alertará os telespectadores: “Só entre em sites oficiaaaaais. Um, dois, três, quatro. Se não quer perder dinheiro então fique preparado. Pare e pense! Pare e pense! Pare e pense! Pare e pense! Pensando! Pensando! Pensando!”.

Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha antifraudes da Febraban é idealizada pela agência iD\TBWA, que combina dados, criatividade e inovação para desenvolver plataformas de crescimento para os seus clientes. A ação desse ano partiu do insight criativo de utilizar versões de músicas que estão no imaginário dos brasileiros, adaptando as letras para alertar a população sobre golpes financeiros. A escolha pela música de Naldo Benny se deu pelo forte apelo popular do cantor, proporcionando a canção alterada para a personificação do golpista, com um toque divertido e didático ao mesmo tempo.

O público acompanhará a campanha em comerciais de até 30 segundos de filmes nas principais TVs de rede aberta (Globo, Record, SBT e Band) e merchandising nos programas Encontro com Patrícia Poeta, A Fazenda, Hora do Faro, Eliana, Superpop, Programa do Ratinho, Brasil Urgente, Hoje em Dia, Jogo Aberto e Perrengue na Band.

Também será possível ver outras ações da campanha nos caixas 24 Horas e veículos como Globoplay, e no Spotfy. Além disso, será veiculada também em mídia out-of-home (elevadores em condomínios residenciais e comerciais e painéis), portais e nas redes sociais da Febraban e terá a participação de criadores de conteúdo digitais.

A realização da campanha prevê a atuação de parceiros importantes como Polícia Federal, Banco Central e Procons.| Vídeo: https://shre.ink/UVAl

Semana da Segurança Digital — A Febraban e os bancos realizaram até 27 de outubro(sexta-feira) a Semana da Segurança Digital, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura.

Durante este período, os participantes divulgarão dicas de como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais. Cada instituição desenvolverá livremente suas ações de conscientização para seus clientes em suas mídias.

Esta é a sexta edição da Semana da Segurança Digital, e o setor bancário se alinha mais uma vez a ações similares desenvolvidas tanto Estados Unidos desde 2003, como na Europa, desde 2012, e que envolvem vários setores da economia.