mira-transportes

19/10/2023

MIRA Transportes completa 45 anos

Com ampliação de serviços e fortalecimento de atuação no Sudeste. Com alta demanda de serviços, empresa prevê crescimento de 22% em 2023, com investimentos em tecnologia e veículos elétricos.

O MIRA Transportes, grupo que completa 45 anos de atuação neste mês e lidera no segmento de cargas fracionadas das regiões Sul e Sudeste para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, está ampliando as suas operações em todas as regiões do País, com novos serviços e inaugurações de filiais. A empresa prevê um crescimento, de forma geral, de 22% para 2023, com investimentos em tecnologia e veículos elétricos.

A empresa continua os seus planos de expansão nacional com a ampliação da filial do Espírito Santo, localizada na cidade de Viana, que conta com espaço três vezes maior do que o anterior e 34 docas. A unidade conta com veículos próprios em parte da frota e um armazém de três mil metros quadrados, que passou por uma grande reforma, para melhor atender os clientes da região.

Continuando os investimentos no Sudeste, o grupo está ampliando as suas operações no Estado de São Paulo, fornecendo agora distribuição de cargas no Estado. A empresa contará com parceiros regionais e já estuda instalar algumas filiais no interior paulista.

O MIRA já atuava com alguns clientes no Estado de São Paulo, inclusive contando com a sua sede, instalada no bairro Parque Novo Mundo, na capital, em uma área de 30 mil metros quadrados, que teve um investimento de R$ 2 milhões para adequações.

—A região Sudeste é bastante pujante em nossa federação, economicamente falando, por isso não podíamos deixar de olhar com mais apreço pelos nossos clientes, que precisam de serviços de distribuição e coleta de cargas. Isso ajudará a expandir nossos trabalhos e conseguir conectar melhor os clientes do Centro-Oeste e Norte com os do Sudeste— afirma Roberto Mira Júnior, diretor-geral do MIRA Transportes.

Veículos elétricos e tecnologia — Com o forte crescimento de investimentos em veículos elétricos por diversas empresas de transporte, o MIRA também irá agregar caminhões deste estilo em sua frota. Segundo o diretor -geral da empresa, a previsão é ter 10% da frota eletrificada até 2025.

—Isso significa que teremos em torno de 30 a 50 caminhões elétricos, que irão ajudar a disseminar as cargas fracionadas de nossos clientes, de forma mais sustentável e com menos emissão de poluentes na atmosfera. É um investimento importante, de olho no futuro do transporte de cargas —declara Mira Júnior.

Além disso, o grupo se posiciona como uma das empresas de transporte que mais investe em tecnologia. A área de Business Intelligence do MIRA tem crescido nos últimos anos, com a utilização de informações precisas para melhorar o sistema de coleta e distribuição de cargas, além de parcerias com empresas de IOT.

—A Tecnologia da Informação é uma área que gera um grande diferencial competitivo para a nossa empresa. Por isso, estamos debruçados em projetos, com o apoio de todos os nossos times, para que possamos crescer de forma sustentável. Sempre fizemos grandes investimentos em Tecnologia e iremos abranger ainda mais neste quesito em nosso grupo. Por isso encaramos esse momento como um desafio positivo, pois estamos sempre buscando a evolução —ressalta o diretor geral.

45 anos de história — O MIRA completa 45 anos de história em 2023 e passou por uma reestruturação, com mudanças em todas as equipes, redução de custos e buscando uma melhor profissionalização, saindo de uma empresa familiar para uma das maiores transportadoras do País.

— Estamos em um momento muito empolgante na empresa, com expansão para novas regiões no último ano, incluindo novas filiais no Espírito Santo e Amazonas. Nossos clientes cresceram e com isso veio a demanda por atendê-los de forma mais acentuada nessas regiões, oferecendo a qualidade e tecnologia que fazem o MIRA se destacar no setor— finaliza Mira Junior.

Expansão para Norte, Sul e Sudeste — O novo momento do Grupo MIRA faz parte de um plano de expansão para as regiões Norte, Sul e Sudeste. Em agosto de 2021, a empresa inaugurou uma base na cidade de Vila Velha (ES) e, em janeiro de 2022, foi aberta a filial em Cachoeirinha (RS). Em junho de 2022 foi inaugurada uma nova filial em Manaus (AM), região que deverá ter novos espaços do MIRA futuramente. Com capital 100% nacional, o MIRA possui hoje uma das melhores estruturas nas regiões Centro-Oeste e Norte do País, com instalações totalmente voltadas a operações de transporte de cargas (crossdocking).

Grupo MIRA — O MIRA é um grupo com capital 100% nacional, fundado em 1978 pelo empreendedor Roberto Mira. Desde então, segue atuando na prestação de serviços em transporte de cargas e encomendas, utilizando o que existe de mais moderno e eficiente em logística e transportes para atender clientes dos mais diversos segmentos. A companhia é líder nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A companhia conta com cerca de 3 mil profissionais diretos e indiretos e possui a melhor estrutura de transportes nas regiões Centro Oeste e Norte do País, com instalações totalmente voltadas a operações de transporte de cargas (crossdocking).