É a primeira vez que o ecossistema de jogos indiano é representado na BGS. As receitas da Índia provenientes de jogos online aumentaram significativamente a uma taxa de crescimento anual composto de 39%, atingindo US$ 2,8 bilhões; estima-se que ultrapassem os US$ 5 bilhões até 2025, com 800 milhões de jogadores. O Pavilhão da Índia permitirá que desenvolvedores de jogos brasileiros façam parte da expansão no mercado indiano.
A plataforma global de jogos WinZO lançou no dia 11 de outubro (quarta-feira), o Pavilhão da Índia na Brasil Game Show (BGS), a maior exposição de jogos da América Latina que seguiu até o dia 15 (domingo). Isso marca a primeira representação do ecossistema de jogos indiano no mercado brasileiro. O Pavilhão da Índia na BGS serve como uma plataforma ideal para os estúdios de jogos indianos mostrarem seus produtos e tecnologias, além de estabelecerem colaborações valiosas com a comunidade de jogos brasileira.
Além disso, o pavilhão oferece aos estúdios de games brasileiros a oportunidade de explorar opções de expansão para entrar no mercado indiano, o maior de jogos, com 500 milhões de players móveis, ostentando o maior número de downloads do mundo. O pavilhão também tem como objetivo receber investidores que buscam oportunidades de financiamento no ecossistema de jogos brasileiro com representação do ZO Fund, que anunciou um budget de US$ 10 milhões para implantar no ecossistema de startups brasileiras do setor a partir de seu fundo de US$ 50 milhões.
O Pavilhão da Índia na BGS está preparado para ser uma vitrine do talento e inovação do país no setor de jogos. Com uma linha dinâmica de quatro estúdios de jogos líderes da Índia, incluindo ChennaiGames, Artoon Solutions, Hashbyte Studio e Expand My Business, o pavilhão destaca suas contribuições significativas para o cenário de games da Índia. Esses estúdios não apenas cativaram o público local, mas também lançaram jogos que alcançaram o estrelato global. Na BGS, esses estúdios revelam seus lançamentos, tecnologias inovadoras e criações de última geração para um público global, criando um terreno fértil para colaboração e networking com players internacionais da indústria.
O embaixador da Índia no Brasil, Shri Suresh Reddy, também celebrou este momento. —É com grande alegria que testemunho a jornada bem-sucedida da WinZO, desde a Índia para vários cantos do mundo, atendendo às aspirações da geração mais jovem globalmente. O compromisso da WinZO em promover um ecossistema vibrante de jogos por meio de colaboração e inovação é realmente louvável. Acredito que a participação da WinZO na Brasil Game Show abre as portas para uma nova era de colaboração, inovação e capacitação para as comunidades de desenvolvedores de jogos dos dois principais países. Essas iniciativas vão desempenhar um papel fundamental na construção da ponte entre a comunidade tecnológica do Brasil e da Índia—.
O Pavilhão foi inaugurado por Manisha Swami, Cônsul Geral da Índia em São Paulo.
—A Índia e o Brasil, ambas economias em crescimento do sul global, têm aspirações de fortalecer as relações econômicas e comerciais, expandindo a colaboração contínua em diversas áreas. Sendo assim, a introdução do primeiro Pavilhão da Índia na BGS é um passo bem-vindo para melhorar e diversificar a cooperação em curso, fazendo uma incursão no domínio dos jogos. Estou confiante de que isso abrirá novas vias de cooperação e aumentará ainda mais as nossas relações bilaterais— acredita Swami.
—A indústria de jogos da Índia está atualmente passando por uma ascensão meteórica, contando com mais de 500 empresas de desenvolvimento de jogos e surpreendentes 500 milhões de gamers. Nos dedicamos a criar plataformas para troca de conhecimento com os principais desenvolvedores do mundo. O próspero ecossistema de desenvolvimento de jogos e a cultura gamer do Brasil oferecem aos desenvolvedores uma oportunidade de mostrar suas habilidades e criatividade em um cenário global. Além disso, patrocinaremos a representação da comunidade brasileira de jogos, incluindo estúdios de desenvolvimento e produtores de conteúdo na Índia Game Developer Conference, abrindo caminho para a introdução de jogos brasileiros ao público indiano, facilitando a exportação e a entrada de desenvolvedores em novos mercados e startups, em ambos os mercados —afirma Paavan Nanda, cofundador da WinZO.
O Brasil é o quarto maior país do mundo em downloads de jogos. O país abriga mais de 1.000 desenvolvedores e detém o título de maior produtor de jogos da América Latina. A sua produção mais do que duplicou entre 2018 e 2022, com 70% das receitas geradas através das exportações. No início deste ano, a WinZO anunciou um Fundo de Desenvolvimento de Games de US$ 10 milhões, para investir neste crescente mercado de jogos, com cheques de até US$ 5 milhões por startup. A WinZO também ajudará as empresas brasileiras na geração de receitas por meio da expansão nos mercados indiano e global.
Notavelmente, as vendas de jogos nos EUA, Reino Unido e França diminuíram em 2022. Em contrapartida, a receita da Índia proveniente de jogos online cresceu significativamente a uma taxa de crescimento anual composto de 39%, atingindo US$ 2,8 bilhões e estima-se que ultrapasse os US$ 5 bilhões até 2025.
WinZO —A WinZO é a maior plataforma de jogos sociais e entretenimento interativo da Índia. Lançada no início de 2018, a empresa faz parceria com desenvolvedores terceirizados para hospedar jogos em seu aplicativo Android, oferecendo aos usuários experiências de jogo multijogador personalizadas. A plataforma está disponível em 12 idiomas nativos, contando com mais de 150 milhões de usuários registrados. A plataforma WinZO facilita mais de quatro bilhões de microtransações por mês em um portfólio de mais de 100 jogos. A empresa se dedica a construir uma comunidade entusiasta de jogadores e influenciadores de jogos na Índia. A WinZO prevê um futuro onde sua plataforma possa oferecer experiências culturalmente relevantes e agradáveis ao público global, monetizadas por meio de um modelo exclusivo de microtransações.
A WinZO, um empreendimento financiado pela série C, levantou US$ 100 milhões via investidores em jogos e entretenimento da Marquee, como parceiros Griffin Gaming, Courtside Ventures, fundo Maker, todos os quais fizeram seu primeiro investimento no ecossistema de startups indiano por meio do WinZO.