claudia-goldin

17/10/2023

Claudia Goldin: vencedora do Nobel de Economia 2023

E sua Contribuição Pioneira no Empoderamento Feminino no Mercado de Trabalho.

Neste mês de outubro, o mundo conheceu os ganhadores do Prêmio Nobel. Uma das categorias mais conceituadas do Prêmio, o “Nobel de Economia”, foi concedido à Claudia Goldin, professora da Universidade Harvard, por seus trabalhos sobre mulheres no mercado de trabalho. Ela é a terceira mulher a vencer o prêmio desde sua primeira edição, em 1969.

A premiação de Claudia Goldin, codiretora do Grupo de Estudos sobre Gêneros na Economia do National Bureau of Economic Research (NBER), é um reconhecimento do seu trabalho inovador, que tem avançado nas teorias e práticas econômicas, promovendo a igualdade de gênero e o fortalecimento da participação das mulheres em setores-chave da economia.

Mulheres no mercado de trabalho —Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos(Dieese), em recente estudo sobre Mulheres no Mercado de Trabalho, mais de 11% da força de trabalho feminina encontra-se desocupada (sem emprego) e 5,7% estão desalentadas (gostariam de trabalhar, porém desistiram porque acham que não vão encontrar). Ainda segundo o mesmo levantamento, o rendimento médio real mensal das mulheres ocupadas é 21% menor do que o dos homens.

Como proteger as mulheres no mercado de trabalho — Uma iniciativa essencial para o avanço do empoderamento feminino no mercado de trabalho é a implementação de canais de denúncias terceirizados, os quais desempenham um papel significativo na promoção de ambientes seguros e justos. Em março de 2023, entrou em vigor a lei 14.457/22, que obriga todas as empresas que possuem CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) a terem um Canal de Denúncias para todos os seus colaboradores.

—Através de nossos canais de denúncias terceirizados, oferecemos às organizações uma plataforma segura e confidencial para que as mulheres possam reportar situações de assédio e discriminação no ambiente de trabalho —afirma Claudio Marson, Head de Consultoria e Auditoria do Grupo Iaudit, empresa especialista em soluções para Compliance e Canal de Denúncias.