E detém 30% das receitas médicas apresentadas nas farmácias.
Desde que seus produtos chegaram ao varejo, no último mês de março, a farmacêutica GreenCare vem apresentando um desempenho acima de suas previsões iniciais.
Em seis meses, a empresa já responde por mais de 30% das prescrições médicas destinadas a compras nas farmácias e tem a maior participação de mercado em faturamento entre todas as empresas que comercializam produtos fitoterápico , com 35% de share, de acordo com dado da Close Up Farma, empresa especializada em auditoria do setor farmacêutico.
Com 3 produtos sendo comercializados, maior portfólio a base de cannabis disponível no varejo brasileiro, a GreenCare está presente nas principais redes nacionais e regionais, o que garante presença em todo país.
A média de pacientes atendidos vem crescendo mensalmente. Mais de 35 mil pacientes foram atendidos pela companhia desde o início de suas operações.
Com uma estratégia de negócios baseada no modelo das indústrias farmacêuticas tradicionais, a GreenCare mantém a maior força de vendas especializada em canabinoides no país, com 53 consultores, e aposta em educação para conquistar a confiança dos médicos. Ainda em agosto, a GreenCare iniciou uma nova onda de contratações para chegar a 65 consultores espalhados por todo o território nacional.
Mais de seis mil médicos já prescreveram produtos da companhia que também mantém um portfólio de produtos importados com formulações e apresentações ainda não disponíveis no varejo.
Vendas no varejo cresceram 137% no 1primeiro semestre — As vendas de produtos de cannabis medicinal nas farmácias cresceram 137% em unidades no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro a junho de 2023 foram comercializadas 140,1 mil unidades contra 59,5 mil no mesmo período do ano passado.
O faturamento das empresas também mais do que dobrou no período, crescendo 123%. Nos primeiros seis meses de 2023 as vendas movimentaram 59,5 milhões de reais contra 25,4 milhões no mesmo intervalo de 2022.
Os dados são do IQVIA, principal instituto global especializado no monitoramento das vendas do varejo farmacêutico.
Full Spectrum — Os primeiros produtos full spectrum de cannabis, como são chamados os fitoterápicos na indústria, chegaram ao mercado para valer em dezembro de 2021. De lá para cá, são 11 empresas disputando esse nicho e cerca de 18 produtos com venda auditada até o momento, apesar de mais de 25 autorizações sanitárias da Anvisa para comercialização.
A ampliação da oferta de produtos coincide também com a expansão das vendas de produtos full spectrum, que contém um maior número de canabinoides da planta e beneficia uma gama maior de tratamentos.
A participação dos produtos full spectrum no mercado de cannabis saíram de 7% em setembro de 2022 para 32% em julho de 2023.