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07/10/2023

Maersk e Kodiak Robotics lançam 1ª rota autônoma de caminhões entre Houston e Oklahoma City

Atualmente, o setor dos transportes rodoviários enfrenta uma escassez de cerca de 78 mil motoristas.

A Maersk e a Kodiak Robotics lançaram a primeira rota comercial autônoma de caminhões entre Houston e Oklahoma City. A mudança marca uma expansão da colaboração entre Kodiak e Maersk, que começou com suas primeiras entregas autônomas de carga em novembro de 2022 como parte do Programa Maersk Global Innovation Center. A Kodiak entrega oito cargas por semana — com um motorista de segurança ao volante — para clientes da Maersk desde agosto.

A Kodiak e a Maersk estão fazendo quatro viagens de ida e volta por semana, 24 horas por dia, entre uma instalação em Houston, onde os produtos de consumo são carregados em reboques de 53 pés, e um centro de distribuição em Oklahoma City.

Os aprendizados operacionais obtidos com esta atividade são capturados e documentados como parte do Programa de Implantação de Parceiros da Kodiak, que foi projetado para ajudar as empresas a aprender como os caminhões autônomos da Kodiak podem se tornar parte integrante de sua estratégia e de suas ofertas de logística global.

Desafios do transporte rodoviário —De acordo com a American Trucking Association (ATA), a indústria de transporte rodoviário enfrenta uma escassez de cerca de 78 mil motoristas. A ATA calcula que, com base nas actuais tendências demográficas dos condutores, bem como no crescimento projectado da procura de frete, a escassez poderá aumentar para mais de 160.000 na próxima década.

A segurança também continua a ser um desafio permanente para o setor. As investigações da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA. (NHTSA) também estimam que 94% dos acidentes são devidos a erro humano.

Nesse sentido, a Kodiak indica que “a segurança e o desempenho são fundamentais na sua solução de transporte autônomo”. Eles explicam que cada veículo é equipado com 18 sensores diferentes, incluindo câmeras, radar e lidar, que proporcionam à plataforma uma visão de 360 ​​graus ao redor do caminhão. A cada décimo de segundo, o caminhão avalia o desempenho de mais de mil processos e componentes críticos para a segurança, tanto na pilha de direção autônoma quanto na plataforma subjacente do caminhão. Os caminhões aprendem em paralelo, com atualizações do sistema compartilhadas com toda a frota simultaneamente e não estão sujeitos a distrações ambientais. | MM