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20/09/2023

Log-In Logística Intermodal registra taxa de 58% na retenção de clientes

Após implementação de iniciativas ligadas à inovação. Ações adotadas pela empresa apostam na aproximação com os clientes, por meio de treinamentos e tecnologias robustas. Companhia desenvolveu uma série de soluções que garantem uma comunicação mais assertiva, bem como maior agilidade e segurança às operações.

Com o objetivo de agregar valor aos negócios da companhia e potencializar o desenvolvimento do setor logístico, a Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, além de operações na ponta rodoviária, intensificou os investimentos voltados à inovação, com a adoção e o desenvolvimento de tecnologias, treinamentos para colaboradores e projetos focados em Customer Success (CS) e Customer Experience (CX). Como resultado, a companhia conta, atualmente, com uma taxa de retenção de clientes de 58%, um aumento de quase 50%, se comparado a 2022.

O Diretor de Atendimento e Inovação da Log-In, Rafael d’Assunção, explica que a empresa segue um modelo de atendimento personalizado, sempre prezando pela otimização da experiência do cliente. —Em todas as etapas da oferta de serviço, oferecemos um trabalho sólido de aproximação, que é feito desde a confecção da proposta comercial e elaboração do projeto, passando pelo início da operação e a devolução do contêiner no destino, o que assegura um acompanhamento apurado, de acordo com as especificidades de cada parceiro — conta.

O movimento adotado pela companhia está alinhado ao atual cenário do mercado logístico, que tem buscado investir em novas tecnologias que facilitem a rotina, conforme indica o estudo —Perfil dos Operadores Logísticos do Brasil — 2022—, realizado pela Associação Brasileira dos Operadores Logística(ABOL), em parceria com a ILOS. Segundo a pesquisa, 88% dos operadores logísticos contam com ferramentas de integração com clientes e fornecedores e 78% pretendem aumentar seus investimentos nessa frente.

Neste sentido, o diretor ressalta que a companhia busca não apenas gerar mais integração com novos clientes, mas, também, com quem, por algum motivo, deixou de contar com os serviços da Log-In. Para isso, a companhia oferece aos parceiros uma série de soluções que facilitem a comunicação e o acesso às informações cruciais para as operações.

Uma das ações implementadas pela Log-In foi uma nova plataforma de CRM, permitindo mais rapidez no atendimento, o mapeamento completo de todas as etapas de serviço com o cliente, com indicadores precisos de erros e acertos, conferindo ainda mais dinamismo e agilidade.

Outra importante iniciativa destacada por d’Assunção foi o aprimoramento da tecnologia de autoatendimento e gestão da companhia, a Log-Aí. —Entregamos um uma solução que chamamos de tracking de contêiner 2.0. A partir das atualizações, o cliente consegue acompanhar de modo simultâneo a localização exata do contêiner, embarcado, independente do navio estar atracado ou em alto mar— ressalta.

A ferramenta de autoatendimento conta, ainda, com o Portal BL, que permite a geração de um rascunho do bill of lading, que em tradução livre significa conhecimento de embarque marítimo, ou seja, documento que assegura a condição da carga embarcada no modal marítimo.

Este documento é amplamente utilizado nas operações internacionais da companhia, no Trade do Mercosul, e é fundamental para a autorização de retirada de cargas nos portos. —O cliente insere as informações necessárias para a geração do documento sem a necessidade do contato conosco. Antes, este serviço era manual, sendo mais suscetível a erros e, consequentemente, atrasos— relembra d’Assunção.

Outro importante avanço para o monitoramento em tempo real das operações foi a aplicação do LogApp. Neste aplicativo, é possível visualizar detalhes precisos relacionados ao número do contêiner, bem como local e horários exatos de início e fim da operação. —O LogApp permite um controle de viagem mais ágil e seguro. Estamos focando no aumento da usabilidade da plataforma, que atualmente é de, em média, 70% de todas as nossas operações —destaca d’Assunção.

De acordo com o executivo, estão sendo desenvolvidas, também, uma série de melhorias para aperfeiçoar o aplicativo, como o serviço de logística reversa. Com o acompanhamento na solução, o cliente consegue ter uma visão mais clara de armazenamento e recolhimento dos bens de consumo que, por algum motivo, não foram aceitos na chegada ao destino final.

Inovação de ponta a ponta da companhia —Para além dos programas voltados para a área de atendimento, a Log-In tem implementado ações que permeiam todas as demais frentes da empresa. Este é o caso do Log-Inova, plataforma de intraempreendedorismo que permite que todos os colaboradores contribuam com a geração de novas ideias.

D’Assunção conta que, para estimular a criatividade das equipes, são lançados alguns desafios na ferramenta. —A nossa primeira missão, na qual pedimos para que as pessoas buscassem soluções que tornassem a rotina mais simples, foi um grande sucesso. Recebemos mais de 80 ideias cadastradas. Depois, realizamos a triagem de como melhor aproveitá-las ao negócio—.

Assim, os responsáveis pelas três melhores sugestões são premiados com brindes relacionados à tecnologia, como assistentes de voz, lâmpadas e tomadas inteligentes, com o objetivo de fomentar inovação.

Buscando trazer o colaborador cada vez mais perto de assuntos conectados ao tema, a companhia realiza, ainda, treinamentos, workshops e consultorias com noções básicas deste universo, além do incentivo ao empreendedorismo. —Em 2022, fizemos uma trilha de conhecimento focado em Customer Experience para 100% dos nossos colaboradores da vertical de navegação, em aulas presenciais e à distância. Esta é uma forma de inserirmos esta cultura em um público que não está familiarizado com o tema —conta.

Impacto da inovação para o setor logístico —A todo momento surgem novos desafios e necessidades que pautam os próximos passos da indústria de logística, segundo d’Assunção. Diante deste cenário, o executivo destaca a inovação como um braço facilitador para a rotina do segmento. —Estas soluções são capazes de resolver problemas inerentes à nossa necessidade de crescer, provocando maior eficiência operacional e reduzindo custos reais. Isto porque, é possível automatizar as operações e construir pautas muito mais simples internamente —observa.

D’Assunção acrescenta, ainda, que a adoção de ações modernas impulsiona competitividade no mercado, priorizando a melhor experiência tanto para o cliente, como ao colaborador. —Ao transformamos a cultura organizacional da empresa, estimulamos a criação de ideias que não apenas impactam o sucesso dos negócios, mas corroboram diretamente para o bem-estar de toda a equipe —aponta.

Para o diretor, o setor logístico como um todo tem caminhado a passos largos com relação à modernização. —Acredito que as companhias de navegação vêm construindo uma mudança de mentalidade para aplicação de novas tecnologias. A Log-In está atenta a este movimento e seguirá investindo em projetos que transformem o segmento brasileiro de logística. É claro que ainda existem gargalos neste caminho associados às burocracias, porém são justamente estes desafios que geram oportunidades de desenvolvimento— finaliza.