Garantindo a confiabilidade do motor no mar.
No Mar do Norte, a tripulação a bordo do Halunder Jet — um catamarã de alta velocidade operado pela empresa de ferry FRS – transporta passageiros entre Hamburgo, Cuxhaven e o porto de Heligoland.
Com apenas quatro horas na ilha de Heligoland para visitar a pilha marítima ‘Tall Anna’, observar guilhotinas e gansos-patola ou fazer compras no duty-free, os visitantes querem aproveitar ao máximo cada minuto, sabendo que estarão de volta ao continente a tempo de pegar suas conexões posteriores.
O tempo de atividade e a confiabilidade, portanto, são as principais prioridades para os operadores do Halunder Jet, seguidas de perto pela redução do consumo de combustível — uma consideração cada vez mais importante em meio ao aumento dos preços dos combustíveis e à crescente consciência ambiental.
Melhorando a eficiência por meio de dados —Para manter uma embarcação marítima como o Halunder Jet funcionando de forma confiável e sustentável, a tripulação precisa ter acesso a uma série de dados relevantes sobre sua condição. É aí que o mtu NautIQ Foresight da Rolls-Royce pode ajudar.
O sistema de gerenciamento de integridade de equipamentos (EHMS) foi projetado para avaliar dados e permitir manutenção preditiva, além de ajudar a tripulação a operar a embarcação com eficiência máxima. Dessa forma, eles podem maximizar o tempo de atividade e minimizar o consumo de combustível.
Uma solução personalizada — Desde que o EHMS entrou em serviço, novos recursos foram gradualmente e continuamente adicionados ao seu arsenal, incluindo sensores de controle de vibração e um sensor para verificar a qualidade do óleo em um dos motores.
A tripulação agora pode acessar dados ao vivo do mtu NautIQ Foresight a qualquer momento, desde informações náuticas até números atuais de desempenho de cada motor e datas futuras de manutenção planejada.
—Um dos benefícios do mtu NautIQ Foresight é que ele é muito mais flexível— afirma o engenheiro-chefe Branco Susanic. —Se necessário, podemos anexar mais sensores para registrar outras métricas que precisamos ver a bordo. Além disso, o software pode ser personalizado a qualquer momento para mostrar isso—.
Soluções da ponte à hélice —À primeira vista, coletar dados ao vivo a bordo de uma embarcação não parece uma tarefa complexa. Na realidade, a qualidade dos dados e a capacidade de acessá-los por meio de uma única ferramenta fazem do mtu NautIQ Foresight um sistema de destaque e sublinham a pretensão da Rolls-Royce de oferecer soluções como um fornecedor completo – da ponte à hélice.
Entre outros benefícios do novo EHMS a bordo do Halunder Jet, os dados produzidos agora também estão disponíveis em terra, onde o gestor da frota e o diretor técnico podem utilizá-los sempre que precisarem. Depois que dados suficientes forem coletados e analisados, a inteligência artificial e os recursos de aprendizado de máquina poderão ser usados para detectar automaticamente quaisquer problemas.
Entregando valor agregado contínuo — Como parte do portfólio mtu NautIQ, o NautIQ Foresight está ao lado de uma gama de novos e comprovados sistemas de gerenciamento de plataformas e de navios para navios de todos os tipos e tamanhos. Hoje, a família de produtos inclui novos recursos para suporte inteligente à tripulação, controle autônomo e controle remoto.
Um novo copiloto virtual que permite uma navegação mais precisa, enquanto o mtu NautIQ CoOperate permite que os capitães dos rebocadores saiam da casa do leme e manobrem suas embarcações de algum lugar com melhor visibilidade, melhorando a segurança e a eficiência e produzindo também outros benefícios.