lancamento-sandboxc

08/08/2023

Prefeitura do Rio lança novo edital do Sandbox.Rio e inclui as empresas estrangeiras

Inscrições vão até 25 de agosto, objetivo é atrair projetos inovadores que beneficiem a população carioca e a cidade do Rio de Janeiro.

Prefeitura do Rio lançou novo edital do Sandbox.Rio, projeto que funciona como um ambiente regulatório experimental para que empresas possam testar serviços, produtos e processos inovadores. O objetivo é trazer soluções tecnológicas que beneficiem a população carioca e a cidade do Rio como um todo. Com inscrições até dia 25 de agosto, a novidade, nesta segunda fase, é que empresas estrangeiras também podem participar.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio (SMDEIS). O secretário Chicão Bulhões, que está à frente da pasta, explica que a mudança no edital acontece para ampliar o leque de inovações que podem ser testadas na cidade e para incentivar empresas de fora a se instalarem no Rio: — Nós queremos transformar o Rio na capital da inovação da América Latina, e nesse sentido o Sandbox.Rio é fundamental, porque conseguimos atrair projetos inovadores, testar e verificar se eles trazem benefícios para a cidade e como o carioca interage com eles. As empresas, por sua vez, têm segurança jurídica para implementar essas inovações e também podem avaliar se é interessante economicamente. É bom para todo mundo, e agora conseguimos atrair empresas de fora do país, que têm mais um incentivo para ficar no Rio de Janeiro, caso queiram vir para o Brasil.

Na primeira fase, o Sandbox.Rio selecionou quatro projetos: o drone aéreo da Ambev, em parceria com a SpeedBird, para entrega de bebidas, que começa a operação na região da Barra da Tijuca; o projeto Eletroposto Carioca, da Ezvolt Brasil, em parceria com a Vibra, para instalação de uma rede de eletropostos com recarga rápida para veículos híbridos e elétricos, inclusive táxis, em diferentes pontos da cidade; os robôs D4 da My View, um drone terrestre para entrega de produtos de delivery que funcionará em bairros da Zona Sul e na Barra; e o projeto eVTOL in Rio, da EVE (subsidiária da Embraer), um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, ou seja, um drone para transporte de pessoas, que deve começar a operar em 2026 na cidade do Rio de Janeiro.

As empresas podem testar as inovações, em locais pré-definidos, por 12 meses, mas o prazo pode ser prorrogado. Durante o período de testes, os órgãos da Prefeitura envolvidos em cada projeto coletam dados, para que sirvam de subsídios para adequação regulatória, se necessário. As informações, edital e formulário de inscrições está em: www.sandboxrio.com.br