cisco-academy

01/08/2023

Parceria com empresa referência em TI forma profissionais

Preparados para demandas do futuro do trabalho. Com o objetivo de antecipar necessidades do mercado por pessoas qualificadas nas áreas de tecnologia e infraestrutura, Senac e Cisco atuam em conjunto oferecendo cursos e certificações.

Há 23 anos, o Senac, principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do Brasil, e a Cisco, líder mundial em tecnologia para internet, atuam em conjunto para oferecer cursos e certificações de referência no mercado, reconhecidos internacionalmente, à estudantes, professores e trabalhadores da área de Tecnologia da Informação.

Os frutos de mais de duas décadas de parceria com o Cisco Networking Academy puderam ser observados na recente participação recorde do Senac São Paulo na última edição da Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Com mais de 50 academias envolvidas de todo o Brasil, esta edição da iniciativa registrou cerca de 30 mil estudantes inscritos, estabelecendo um novo recorde nacional, sendo 3.500 participantes pela instituição paulista — o maior contingente de uma mesma escola dentro da competição.

Trabalhada em todo o país pelo Senac, esta conexão entre as empresas coloca a instituição como um dos principais polos colaboradores do Cisco Networking Academy, um programa global de educação e empregabilidade da Cisco, que disponibiliza cursos on-line e presenciais em diversas áreas de TI, incluindo cibersegurança, redes, internet das coisas e programação. —Como um dos programas mais longevos do mercado, o Cisco Networking Academy vem capacitando talentos há mais de 25 anos por meio de parcerias sólidas e instrutores qualificados. A parceria com o Senac tem sido muito importante para apoiarmos a formação da nova geração de profissionais de tecnologia no Brasil —comenta Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Empresa e instituição de ensino compartilham entre si um alinhamento total na importância que dão ao investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a educação. A utilização de simuladores gratuitos de configuração e instalação de roteadores e switches, o Packet Tracer, é abordado com o objetivo de criar soluções inovadoras para que os alunos possam melhorar a prática na área de redes. Tal propósito reforça, ainda, iniciativas próprias do Senac como o Programa Educação 4.0, que busca reposicionar sua oferta educacional na área de TI diante dos desafios impostos pela transformação digital.

Entre os benefícios do programa, sob a perspectiva educacional, consta uma ampla oferta de treinamentos e certificações que transferem novas habilidades e conhecimentos técnicos aos participantes. São diversos níveis de certificação, do nível mais básico ao avançado, passando por áreas como segurança, infraestrutura e redes.

Já entre as vantagens profissionais de se ter acesso a uma instituição de ensino que conta com parceiros como a Cisco, reconhecida internacionalmente, está a empregabilidade, sendo um importante diferencial para os profissionais. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é de que até 2025 devem surgir quase 800 mil vagas de emprego no setor TIC, com destaque para as áreas de infraestrutura e serviços de TI. —Diante desse cenário, os profissionais que se prepararem desde já para esse cenário têm melhores perspectivas de carreira e podem encontrar diversas oportunidades de trabalho em empresas de diferentes portes e segmentos—esclarece Márcio Roberto Seraggi, coordenador da área de redes e infraestrutura de TI do Senac São Paulo.

Dentro do portfólio do Senac São Paulo, para a área de redes e infraestrutura, existem 83 cursos no total, 45 títulos de aperfeiçoamento, sendo oito deles de hardware, 12 de qualificação profissional, três de graduação EAD, um de graduação presencial, três de pós-graduação EAD, cinco títulos de extensão universitária EAD sendo três para certificação EXIN, além de cursos da parceria Furukawa com cinco títulos, três títulos da LPI e os seis trabalhados em conjunto com a Cisco.