A partir de 11 de julho (terça-feira), serão aceitas propostas e soluções para desafios de inovação aberta
O Energy Future, maior hub de inovação aberta do setor elétrico do Brasil, lança Chamada Setorial que visa mapear soluções e propostas inovadoras para demandas em ESG (Environmental, Social and Governance), temática que tem sido amplamente discutida em meio às corporações e tornou-se prioridade para a maioria das empresas do mercado de energia.
A Chamada é uma etapa do Ciclo de ESG, que vem sendo promovido pelo Energy Future desde fevereiro, e visa acelerar a construção de um setor elétrico que gere um impacto mais positivo no planeta e na sociedade, além de garantir a competitividade e o sucesso das companhias em longo prazo.
Através de pesquisa realizada com mais de 40 empresas do setor, foi realizado o mapeamento de quatro desafios simultâneos para a Chamada Pública de ESG. Todos os detalhes serão disponibilizados no site do Energy Future a partir do dia do lançamento da Chamada https://shre.ink/9rwz. As propostas poderão ser aplicadas até o dia 11 de agosto (sexta-feira).
Etapas e Seleção —Os projetos serão avaliados pelo Energy Future, por empresas embaixadoras do Ciclo de ESG, como Cemig, CTG Brasil, Eletronorte, Energisa, Furnas, SPIC Brasil e Pacto Energia, e pela Accenture, tech partner do Ciclo de ESG.
Aqueles que forem selecionados seguirão para etapas de Mentoria e Demoday, quando serão apresentados para a banca avaliadora formada pelos parceiros do Ciclo e serão escolhidos aqueles com maior potencial e aderência à tese de investimento dos seus negócios. Na etapa de Matchmaking, os proponentes e as empresas interessadas vão se aproximar para aprofundar, negociar e formatar propostas de trabalho.
—Usamos a inovação aberta como ferramenta para conectar esses desafios e oportunidades com soluções potenciais. Muitas vezes, o conhecimento para resolver os problemas não está dentro das empresas. Com esta iniciativa, nosso objetivo é que startups, ICTs, Universidades e empreendedores que atuam nesse ecossistema de inovação sejam capazes de aplicar projetos que irão ajudar a acelerar o desenvolvimento do setor elétrico— diz Luiz Felipe Pamplona, COO do Energy Future.
Agenda Setorial dos Programas de Inovação —A agenda setorial do Energy Future possui como objetivo fomentar o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, através da conexão e articulação entre os diversos players presentes no setor, fundamentada principalmente na inovação aberta.
Através de ciclos de inovação, que possuem início, meio e fim, são pautadas temáticas estratégicas de alta relevância no futuro do setor elétrico. —Acreditamos que, entendendo as prioridades setoriais nos macrotemas, é possível traçar um caminho comum, fomentando a originação de ideias, propostas ou soluções aderentes às demandas prioritárias do setor—, comenta Apolo Lira, Diretor Executivo do Energy Future.
Em 2021, foi realizado um Ciclo pautado em Cibersegurança. Já em 2022, o macrotema foi Transformação Digital, cujo resultado foram 98 propostas inovadoras recebidas e 27 matches sendo realizados entre inovadores e as empresas de energia elétrica embaixadoras do respectivo ciclo.
Este ano, o hub promove o Ciclo de ESG, que além das empresas embaixadoras e tech partners, possui apoio institucional da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e do evento Zero Summit. | www.energyfuture.com.br