minerais-niocorp

07/07/2023

Stellantis e NioCorp assinam proposta de investimento para aquisição de minerais de terras raras

Reforçando o compromisso da Stellantis em se tornar carbono neutro até 2038. A proposta também prevê um possível investimento estratégico da Stellantis no projeto de minerais críticos de Elk Creek da NioCorp.

A Stellantis N.V. (“Stellantis”) e a NioCorp Developments Ltd. (“NioCorp” ou a “Empresa”) (Nasdaq:NB) (TSX:NB) anunciaram hoje a assinatura de uma Proposta de Investimento para aquisição de minerais de terras raras. O objetivo é assinar um acordo definitivo de fornecimento de matéria-prima para fortalecer o compromisso da Stellantis de construir cadeias de suprimentos resilientes e se tornar carbono neutro até 2038 e ajudar a acelerar o caminho da NioCorp para a produção comercial de óxidos magnéticos de terras raras nos Estados Unidos.

A Proposta de Investimento assinada hoje prevê um acordo definitivo para um contrato de aquisição de 10 anos para quantidades específicas de óxido de neodímio-praseodímio, óxido de disprósio e óxido de térbio que a NioCorp pretende produzir em seu Projeto de Minerais Críticos de Elk Creek (o “Projeto Elk Creek”) no sudeste de Nebraska, sujeito ao recebimento adequado de financiamento do projeto. Os volumes finais serão definidos em um acordo definitivo.

— A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutro até 2038, uma meta que exige inovação e uma redefinição completa de todo o negócio — afirmou o vice-presidente executivo de Compras e Supply Chain, Maxime Picat. —Ao trabalhar com parceiros como a NioCorp, estamos dando passos importantes em todo o negócio, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e garantir o abastecimento estratégico de matérias-primas necessárias para o sucesso dos planos globais de eletrificação da Empresa, destacados em nossa estratégia Dare Foward 2030—.

— Estamos muito satisfeitos em anunciar que a NioCorp e a Stellantis concordaram em desenvolver de forma colaborativa a cadeia de fornecimento da Stellantis para minérios magnéticos de terras raras, inclusive ajudando a identificar um fabricante permanente de ímãs de terras raras sinterizados que possibilite diversidade geográfica adicional à Stellantis, em apoio ao seu ambicioso compromisso de se tornar carbono neutro até 2038— disse Mark Smith, Executive Chairman e CEO da NioCorp. — Acreditamos que a posição da NioCorp como um potencial fornecedor de vários minerais críticos para os EUA, necessários para a eletrificação de veículos, oferece à Stellantis uma importante opção para proteger as cadeias de suprimentos e apoiar suas metas de crescimento.

Como nenhuma análise econômica foi concluída sobre o recurso mineral de terras raras que inclui o Projeto Elk Creek, são necessários mais estudos antes de determinar se a extração de elementos de terras raras pode ser razoavelmente justificada e economicamente viável depois de levar em conta todos os fatores relevantes.

A formalização do contrato de aquisição vinculativo está sujeita à conclusão satisfatória da devida diligência, à negociação e liquidação dos termos finais, à negociação da documentação definitiva e às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias. Não há garantia de que qualquer acordo vinculativo será celebrado nos termos aqui descritos ou de qualquer forma.

Perfil — Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais montadoras e fornecedora de mobilidade do mundo. As marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes de hoje em seus produtos e serviços inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS

Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados por nossa diversidade, lideramos a maneira como o mundo se move – aspirando a nos tornar a melhor empresa de tecnologia de mobilidade sustentável, não a maior, ao mesmo tempo em que criamos valor agregado para todas as partes interessadas,

bem como para as comunidades em que trabalha.

Perfil — A NioCorp está desenvolvendo um projeto de minerais críticos no sudeste de Nebraska que produzirá nióbio, escândio e titânio. A Empresa também está avaliando o potencial de produção de várias terras raras do Projeto Elk Creek. O nióbio é usado para produzir ligas especiais, bem como aço de alta resistência e baixa liga, que é um aço mais leve e resistente usado em aplicações automotivas, estruturais e de dutos. O escândio é um metal especial que pode ser combinado com o alumínio para fazer ligas com maior resistência e melhor resistência à corrosão. O escândio também é um componente crítico das células de combustível de óxido sólido avançadas. O titânio é usado em várias ligas leves e é um componente fundamental de pigmentos usados em papel, tintas e plásticos e também é usado para aplicações aeroespaciais, armaduras e implantes médicos. Terras raras magnéticas, como neodímio, praseodímio, térbio e disprósio, são essenciais para a fabricação de ímãs de neodímio-ferro-boro, que são usados em várias aplicações civis e de defesa.