daniel-barros

20/08/2026

Rio de Janeiro rumo ao protagonismo em inovação

Cerca de 600 startups atuam na cidade do Rio de Janeiro, com um faturamento conjunto de aproximadamente R$ 5,3 bilhões. Esses números foram mapeados pelo Maravalley, hub de tecnologia e inovação do município, e divulgados durante o Encontro Global de Inovação e Propriedade Intelectual, realizado pela ABPI, que acontece de 16 a 18 de agosto no Rio de Janeiro. Na avaliação de Daniel Barros, CEO da instituição, a perspectiva é chegar a mil startups nos próximos anos.

Fundado há dois anos na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o local funciona como um polo de tecnologia e inovação. Hoje abriga 120 startups, com foco nas áreas de tecnologia, indústria, saúde, pesquisa, finanças, sustentabilidade, entre outras.

—Estamos formando no Maravalley o ecossistema que gera patente, marca e ativo de valor no Rio de Janeiro. Tudo isso pode contribuir para que a cidade assuma uma agenda de protagonismo e alcance um nível de sucesso semelhante a outros polos instalados no Brasil — disse o CEO.