ronaldo-sampaio2

03/07/2026

Ronaldo Sampaio assume presidência da Abraidi

O foco da nova diretoria é ampliar a representatividade e fortalecer o setor de dispositivos médicos no país.

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (abraidi) inicia um novo ciclo de gestão. Desde 1º de julho (quarta-feira), Ronaldo Sampaio assume a presidência da entidade com o compromisso de ampliar a proximidade com os associados, fortalecer a representatividade institucional e atuar na construção de um ambiente de negócios mais equilibrado para o setor de dispositivos médicos.

Com 25 anos de experiência como distribuidor e integrante do Conselho da Abraidi nas últimas gestões, Ronaldo Sampaio destaca que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pela entidade, ao mesmo tempo em que buscará ampliar o diálogo com as empresas. —Meu principal compromisso será estar ainda mais próximo dos associados. Queremos conhecer melhor seus desafios para que possamos caminhar juntos e fazer nossa voz ser ouvida em um setor cada vez mais concentrado. Para sermos fortes, precisamos ampliar nossa representatividade e fortalecer a Associação —afirma.

Entre as prioridades da nova gestão também está a continuidade das discussões sobre temas estruturantes para o mercado, como represamento de faturamentos, previsibilidade, contratualização e equilíbrio das relações entre os diferentes elos da cadeia da saúde. —Esses temas continuarão sendo tratados de forma respeitosa, mas firme, sempre em busca do nosso propósito maior: garantir um ambiente mais sustentável para o setor e, consequentemente, contribuir para o bem do paciente —destaca o presidente.

Ronaldo Sampaio ressalta a importância do legado construído pelas gestões anteriores. —A Abraidi evoluiu muito nos últimos anos, fortalecendo a categoria e defendendo pautas fundamentais para o setor. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse trabalho, ampliar nossa atuação. A nova gestão assume em um momento de importantes desafios para o mercado brasileiro de dispositivos médicos. Embora 2025 tenha registrado crescimento da demanda, impulsionado pela expansão do emprego formal e pelo desempenho da saúde suplementar, as empresas enfrentaram uma grave crise de liquidez provocada por problemas históricos na cadeia de pagamentos. O represamento de faturamentos, as glosas indevidas e o aumento da inadimplência fizeram os valores retidos por operadoras de saúde e hospitais alcançarem R$ 5,7 bilhões, comprometendo cerca de 36% do faturamento das empresas do setor e levando 64% delas a recorrer a empréstimos para manter suas operações.

Nova diretoria — A nova composição da diretoria da ABRAIDI será liderada por Ronaldo Sampaio como presidente do Conselho, tendo Guilherme Laurino de Andrade como vice-presidente e Agata Cordeschi como diretora. Também tomam posse os novos conselheiros, membros do Conselho Fiscal e integrantes da Comissão de Ética e Processamento, eleitos em 15 de abril.

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) reúne atualmente 278 empresas associadas, responsáveis por aproximadamente 13,4 mil empregos diretos em todo o país. A entidade representa distribuidores, fabricantes e importadores de dispositivos médicos e atua na defesa de um ambiente regulatório, tributário e concorrencial mais equilibrado, promovendo iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor, à ética, à transparência e à sustentabilidade da cadeia da saúde.