Nova unidade centraliza monitoramento dos ativos em tempo real, amplia eficiência operacional e fortalece a segurança das operações no maior polo onshore do Brasil, consolidando um novo modelo operacional.
A Brava Energia inaugurou o Centro de Operações Integradas (COI) do Polo Potiguar, , na manhã do dia 02 de julho (quinta-feira), que compreende os ativos de produção no Rio Grande do Norte e Ceará. A nova unidade, localizada em Mossoró, representa um marco na transformação do modelo operacional da companhia, reunindo em um único ambiente o monitoramento e a gestão integrada das operações de produção do polo onshore nos estados, o maior do país. O plano de investimento total da nova estrutura pela Brava será de até R$ 15 milhões ao longo de 2026.
O COI passa a centralizar atividades que anteriormente eram realizadas por 22 salas de controle e 26 sistemas Scada independentes, distribuídos entre os ativos de Alto do Rodrigues, Canto do Amaro, Macau e Fazenda Belém, o que representa uma área geográfica de mais de mil quilômetros quadrados. Com a nova configuração, estações, poços, sistemas de energia, sondas, logística e equipes passam a ser gerenciados a partir de uma única sala de controle instalada na Base Mossoró.
—A inauguração do COI do Rio Grande do Norte e Ceará marca uma nova etapa na evolução operacional e tecnológica da Brava, inédita no onshore brasileiro. Ao consolidar sistemas, processos e informações em uma estrutura integrada, a companhia avança na construção de um modelo operacional mais eficiente, seguro e preparado para os desafios da indústria de óleo e gás —pontua Jorge Boeri, diretor de Operações Onshore da Brava Energia, que conduziu os convidados no evento de inauguração. Em seguida, foi realizada uma visita guiada às novas instalações.
A iniciativa reforça a estratégia da Brava de combinar excelência operacional, inovação tecnológica e segurança em suas operações. O ambiente integrado reúne 56 sistemas padronizados, desenvolvidos de acordo com normas internacionais e melhores práticas da indústria, permitindo maior integração entre equipes, unificação de processos e agilidade na tomada de decisões.
O projeto também amplia a capacidade de monitoramento em tempo real dos ativos, fortalecendo a confiabilidade operacional e a disponibilidade dos sistemas produtivos. A centralização das informações possibilita uma gestão orientada por dados, contribuindo para o aprimoramento do planejamento operacional, da manutenção e da gestão de recursos.

Eficiência, tecnologia e segurança — Além de consolidar informações operacionais em uma única plataforma, o Centro de Operações Integradas foi concebido para impulsionar a transformação digital das operações da companhia. A estrutura cria as bases para a expansão de tecnologias voltadas ao monitoramento remoto, manutenção preditiva, modelos digitais avançados e soluções de inteligência artificial.
A operação, que funciona 24 horas por dia, 365 dias ao ano ininterruptamente, conta ainda com o monitoramento por drones e uma equipe especializada de 58 pessoas.
O novo modelo operacional também fortalece os padrões de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), reduzindo a exposição das equipes a riscos operacionais e ampliando a capacidade de prevenção e resposta a eventos. A otimização dos fluxos de trabalho e dos sistemas de monitoramento contribui, ainda, para maior eficiência na utilização de recursos e contratos, promovendo ganhos operacionais sustentáveis, incremento de produção e de repasse de tributos para o estado.
O Centro de Operações Integradas faz parte de uma iniciativa da Brava para modernizar a gestão de seus ativos onshore, promovendo um ambiente colaborativo que integra áreas como produção, manutenção, planejamento, logística, sondas e segurança. O objetivo é aumentar a confiabilidade dos ativos e impulsionar a geração sustentável de valor para a companhia. O COI do RN/CE é o primeiro a ser colocado em prática.
Técnica COI.: Brava Base Mossoró (RN), com 58 postos de trabalho, àrea monitorada em mais de mil quilômetros quadrados, 56 sistemas integrados, 7.100 Poços monitorados, 17 veículos aéreos não tripulados (VANTs), e equipes integradas em Operações, Produção, Perfuração, Workover, Pulling, Integridade de Ativos, Manutenção, Logística, Processos e SMS. Funciona 24 horas e sete dias por semana.