ufn-tres-lagoas

25/06/2026

Petrobras estuda duplicar capacidade das fábricas de fertilizantes, diz Magda Chambriard

A companhia assina contratos para concluir obras de fertilizantes da UFN-III, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, investimentos de US$ 1 bilhão.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou em coletiva de imprensa em trasnmissão online no dia 24 de junho (quarta-feira) que a Petrobras estuda duplicar todas as quatro fábricas de fertilizantes do seu portfólio —Paraná, Sergipe, Bahia e Mato Grosso do Sul—. E falou sobre a retomada da obra da UFN-III, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que deverá ser entregue no início de 2029, com previsão de investimento em cerca de US$ 1 bilhão, — R$ 5 milhões—.

— O Centro-Oeste concentra 40% da demanda nacional de ureia, aí entra uma brutal redução de custos logísticos, além do aumento da confiabilidade do abastecimento, mas deve atender Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo— destacou a presidente da Petrobras Magda Chambriard.

Com a entrada em operação da unidade de Três Lagoas, a Petrobras pretende cobrir 35% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados. — Mantido o consumo atual, a duplicação das quatro fábricas daria conta de 70% da demanda— complementa a CEO.

UFN-III — As obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) foram interrompidas em 2014 — com o início da Operação Lava Jato—, o empreendimento está com 85% da fase civil concluída. Agora, a renovação de partes e equipamentos comprometidos e sua finalização foram divididas em 11 contratos diferentes, com retomada prevista ainda para este ano.

A Petrobras já retomou as operações da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Sul, e das Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe, que estavam arrendadas para o Grupo Unigel.