orquestra-sinfonica-brasileira

27/05/2026

OSB se apresenta na “Série Mundo Espanha” na Sala Cecília Meireles e Theatro Municipal do Rio de Janeiro

No dia 29 de maio (sexta-feira), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles, e no dia 30 de maio (sábado), às 19 horas no Theatro Municipal. Projeto conta com a colaboração da Embaixada da Espanha no Brasil e do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, entre outras instituições.

Celebrando a tradição, a força e a sofisticação da música de concerto espanhola e brasileira, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) fará duas apresentações como parte do projeto “Série Mundo Espanha”. Serão dois concertos, ambos com curadoria artística de João Guilherme Ripper (Curador Artístico Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) e sob a regência do maestro espanhol Francisco Valero-Terribas e participação da soprano brasileira Gabriella Pace. No dia 29 de maio (sexta-feira), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles, e no dia 30 de maio (sábado), às 19 horas no Theatro Municipal.

No repertorio, obras de Joaquín Turina, Miquel Ortega e Borja Mariño (Espanha) e Henrique Oswald (Brasil): La Procesión del Rocío, Op. 9, Romance de la luna (luna, texto de Federico García Lorca) e Vaqueros en Nueva York (texto de Federico García Lorca), além da obra do brasileiro Henrique Oswald (Sinfonietta Op. 27).

Entre as instituições que colaboram na realização do evento estão a Embaixada da Espanha no Brasil e o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Perfil — Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) é uma das mais importantes instituições musicais do país, com 85 anos de trajetória ininterrupta, mais de cinco mil concertos realizados e reconhecido pioneirismo em turnês, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Além de uma temporada artística marcada por repertório qualificado e inovador, a OSB alia excelência musical a ações de democratização cultural e educação. Desde 2019, a Série Mundo integra sua programação, promovendo concertos dedicados à obra de compositores de países homenageados, em diálogo com representações diplomáticas e instituições culturais parceiras. O projeto celebra a diversidade cultural e fortalece o intercâmbio artístico internacional, contando com a participação de maestros e solistas convidados dos países destacados.

Série Mundo Espanha, dia 29 de maio (sexta-feira), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles, Rua da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro (RJ)

Dia 30 de maio (sábado), às 19 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Praça Floriano, S/N – Centro – Rio de Janeiro (RJ). | Os ingressos podem ser adquiridos através de links disponíveis no site da OSB: www.osb.com.br