Do Instituto Identidades do Brasil Jornada de diversidade, equidade e inclusão da Nissan atinge nova fase.
A jornada da Nissan para aceleração da igualdade racial atingiu uma nova etapa. A fabricante japonesa de automóveis foi reconhecida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) com o nível ‘Engajamento’ do selo ‘Sim à Igualdade Racial’, ferramenta desenvolvida pelo instituto para medir o nível de maturidade das empresas em relação a este pilar.
A novidade se deve pelas ações afirmativas realizadas pela companhia nos últimos anos e os avanços no plano de ação desenvolvido com o IB_BR, desde 2022, quando a marca se uniu à instituição. Na época, a Nissan se comprometeu a fortalecer e adotar novas práticas para acelerar a promoção da igualdade racial, aderindo ao selo “Sim à Igualdade Racial”, no nível “Compromisso”. Com a realização do programa estratégico de ações afirmativas e o engajamento da alta liderança e funcionários, a Nissan alcançou o nível “Engajamento” do Selo.
— É inspirador ver como a parceria entre a Nissan e o IDBR tem avançado na promoção da equidade racial. Essa jornada representa um compromisso real em transformar estruturas e criar oportunidades para todas as pessoas. Acredito que, juntos, estamos construindo um futuro mais justo e inclusivo, onde a diversidade é reconhecida como força motriz para a inovação e o progresso — declara Luana Génot, fundadora e diretora executiva do ID_BR.
— Nos orgulhamos muito das ações afirmativas desenvolvidas nos últimos anos, algumas delas pioneiras no país. O novo selo do ID_BR atesta o resultado deste trabalho, que tem o apoio das nossas lideranças e a participação fundamental de nossos funcionários voluntários — comenta Eloíse Brillo, de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan América do Sul.
Uma cultura que promove a inclusão — Com a parceria do ID_BR e dos funcionários voluntários do grupo Racial Equity da Nissan, diversas ações afirmativas foram realizadas nos últimos anos:
ABC da Raça: letramento racial interrompeu a produção do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) por dois dias e impactou mais de dois mil funcionários. Foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil em uma fábrica — não apenas do setor automotivo. Na ocasião, a Nissan também apresentou a Cartilha Racial, com conteúdo complementar para a educação racial dos colaboradores da empresa.
Censo Nissan: pesquisa que deu voz aos colaboradores da Nissan do Brasil, com objetivo de trazer para a companhia informações importantes sobre o perfil dos funcionários da empresa e assim nortear ações afirmativas cada vez mais assertivas.
Cartilha Racial Infantil: projeto pioneiro no Brasil, a Nissan produziu uma cartilha para estimular funcionários a terem conversas sobre raça e racismo com menos barreiras e de forma lúdica com suas crianças. Quase 2 mil exemplares foram distribuídos para as famílias de funcionários da Nissan na fábrica de Resende (RJ), e nos escritórios da empresa no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Para ampliar o acesso do conteúdo, a empresa lançou também uma versão digital da cartilha https://shre.ink/gvfB com versão para celular e computador.
Caminhada pela Igualdade Racial: especialistas do ID_BR realizaram a Caminhada pela Igualdade Racial na fábrica da Nissan com a participação de mais de dois mil colaboradores de vários níveis e cargos para refletir sobre privilégios, racismo estrutural e a posição das mulheres negras na base da pirâmide social.
Vozes Negras da Nissan: este testemunhal em audiovisual https://shre.ink/gvfQ foi um convite feito para que colaboradores contassem sua história e as dificuldades enfrentadas como pessoas negras, tanto dentro como fora da empresa.
Nissan no Brasil A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 200 concessionárias em todos os estados do país. Em 2014, a empresa inaugurou seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro, que já recebeu mais de R$ 6,2 bilhões em investimentos nos últimos dez anos. Esta unidade industrial tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano e atualmente fabrica o Nissan Kicks, além do motor flexfuel 1.6 16V. No momento, a fábrica da Nissan está passando por uma grande transformação para instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo. A Nissan emprega cerca de 2.500 pessoas no Brasil.
Instituto Identidades Brasil (ID_BR) O Instituto Identidades do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da campanha “Sim à Igualdade Racial”, o ID_BR desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objetivo dez da agenda 2030, da ONU, que reúne as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos.