loja-riachuelo3

08/08/2024

Riachuelo registra lucro líquido chega a R$57 milhões no 2T24

Desempenho recorde de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)

consolidado de R$360 milhões para um segundo trimestre. Margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) de mercadorias alcançou 14,4%, o melhor desempenho dos últimos anos no 2º trimestre, enquanto a Midway financeira apresentou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) quatro vezes maior quando comparado ao segundo trimestre de 2023.

A Guararapes Confecções S.A., grupo responsável pela rede de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, Fanlab, Midway Financeira e Midway Mall, apresentou resultados sólidos no segundo trimestre de 2024. A disciplina e foco na eficiência operacional tem contribuído para a melhora significativa dos principais indicadores operacionais e financeiros da Companhia, com destaque para o lucro líquido de R$57,0 milhões, revertendo o prejuízo de R$17,6 milhões no mesmo período do ano passado.

A receita líquida consolidada totalizou R$2,3 bilhões no segundo trimestre de 2024, representando aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) consolidado cresceu 50,6% e alcançou R$359,7 milhões, patamar recorde para um segundo trimestre. No 1º semestre de 2024, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)

consolidado totalizou R$571,5 milhões vs. R$326,3 milhões no mesmo período do ano anterior, uma expansão de 75,1%.

O segmento de mercadorias registrou mais um trimestre de crescimento da receita líquida, que alcançou R$1,7 bilhão, evolução de 10,5% comparada ao segundo trimestre de 2023. O aumento de 18% no volume de peças vendidas e incremento de 14% no número de tickets no trimestre demonstra a atratividade das estratégias da marca e dos produtos, comprovando a força do modelo de negócio integrado do grupo. A companhia seguiu com ganhos de market share, com desempenho de vendas superior ao PMC de Vestuário (IBGE) pelo quint trimestre consecutivo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) de mercadorias aumentou 27,1% no segundo trimestre de 2024, totalizando R$248,0 milhões, com margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) de14,4%, o melhor desempenho dos últimos anos no segundo trimestre.

—O compromisso em oferecer um sortimento mais democrático tem resultado na evolução do nosso processo de clusterização de lojas, para assegurarmos o atendimento de diferentes regiões e públicos, valorizando a capilaridade e a presença nacional da Companhia. Reforçamos a oferta e a profundidade dos principais produtos de entrada, aumentando também a eficiência na alocação, distribuição e gestão da precificação dos produtos de todas as categorias. Com isso, apresentamos no segundo trimestre de 2024 crescimento de volume de peças vendidas com ganhos de margem bruta —afirma André Farber, CEO da Riachuelo.

A companhia apresentou, também, redução de 24 dias dos estoques de produto acabado, mais um trimestre de geração de caixa livre de R$136,9 milhões, que totaliza R$333,6 milhões no semestre, e o terceiro trimestre consecutivo de redução na alavancagem financeira para sete vezes a dívida líquida sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)

Impulsionada pela melhor gestão da carteira e pela redução da inadimplência, a Midway Financeira também apresentou resultados positivos. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês)

da Midway alcançou R$89,1 milhões, aumento superior a quatro vezes em relação ao segundo trimestre de 2023. O lucro líquido da Midway Financeira foi de R$35,0 milhões, revertendo o prejuízo de R$9,9 milhões registrado no mesmo período do ano anterior.

Fortalecimento do core business e potencialização da nossa cadeia integrada: —Os resultados alcançados neste trimestre reforçam a confiança na nossa estratégia, a atratividade da nossa marca e a força do nosso modelo de negócio integrado. A Companhia possui ativos muito potentes, como lojas, CDs, fábrica e financeira, e nosso foco tem sido explorar o máximo dessa estrutura verticalizada e maximizar nossa vantagem competitiva. A responsividade da nossa fábrica tem se tornado um diferencial cada vez mais poderoso, especialmente por proporcionar margens mais altas e trazer mais agilidade entre a indústria e o varejo —conclui André.