Novo serviço alfandegário Smart Border Connect permite tempos de trânsito de carga geral comparáveis aos anteriores ao Brexit.
Com o seu novo serviço aduaneiro Smart Border Connect, o fornecedor de logística Dachser está proporcionando aos exportadores britânicos um acesso mais fácil ao mercado da União Europeia (UE), logística inteligente simplifica e agiliza o desembaraço aduaneiro e, assim, reduz os custos de exportação.
Em 2023, só a rede logística europeia Dachser transportou mais de 64 milhões de remessas dentro da Europa – sem fronteiras do mercado interno, o que significou nenhum desembaraço aduaneiro e nenhuma das consideráveis despesas administrativas e regulatórias que o acompanham. Para os países membros da União Europeia, uma logística de grupagem perfeita em toda a Europa parece ser a coisa mais natural do mundo. No entanto, desde a saída do Reino Unido da UE, há quatro anos, este já não é o caso. Um grande desafio para o qual a Dachser UK desenvolveu agora a sua própria solução: Smart Border Connect.
—O Smart Border Connect é uma solução personalizada que a Dachser desenvolveu para ajudar os exportadores do Reino Unido a minimizar os efeitos do Brexit para os seus clientes da União Europeia. Graças à pré-autorização podem, agora, oferecer aos seus mercados-alvo europeus tempos de trânsito semelhantes aos da era pré-Brexit— disse Alexander Tonn, COO Road Logistics.
— O Smart Border Connect fornece uma estrutura para a Dachser transportar mercadorias em nome de clientes do Reino Unido, principalmente através da fronteira francesa e para o restante da Europa – de forma rápida, confiável e tranquila, ao mesmo tempo que trata de todos os assuntos relacionados a alfândegas, impostos e taxas. Isto é um grande benefício para os exportadores do Reino Unido e os ajuda a manter a sua competitividade face aos seus concorrentes europeus — comenta Mark Rollinson, ManagingdDirector da Dachser UK.
Pré-liberação para minimizar o tempo de trânsito — As duas opções diferentes de serviço Smart Border Connect – Connect40 e Connect42 – são baseadas no uso dos Incoterms entregues com taxas pagas (DDP). Como o DDP responsabiliza o remetente pelas taxas de desembaraço aduaneiro e pelo IVA, o cliente não precisa mais pagar para receber a remessa. As mercadorias podem, então, ser entregues em livre circulação tal como uma remessa nacional e perfeitamente integradas na rede europeia da Dachser com as suas ligações a todos os países da UE – sem aumento no tempo de trânsito ou no esforço administrativo. Os serviços não só garantem partidas diárias de todos os cantos do Reino Unido, mas também uma ligação rápida a todos os destinos da UE.
—O Smart Border Connect é uma solução personalizada que a Dachser desenvolveu para ajudar os exportadores do Reino Unido a minimizar os efeitos do Brexit para os seus clientes da UE— afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics. —Graças à pré-autorização podem, agora, oferecer aos seus mercados-alvo europeus tempos de trânsito semelhantes aos da era pré-Brexit.” —Desde que introduzimos o Smart Border Connect, temos registrado um aumento na procura por parte de clientes novos e existentes. Muitos decidiram adotar Incoterms DDP para os seus envios, a fim de se beneficiarem dos tempos de trânsito da Dachser , que são os mais curtos do mercado— acrescenta Mark Cosgrove, Sales and Commercial Manager para o Reino Unido e Irlanda.
De acordo com Alexander Tonn, “o Smart Border Connect não é de interesse apenas para o Reino Unido, mas também para países terceiros – por exemplo, para integrar outros países não pertencentes à UE, como a Suíça e a Noruega.” Será realmente emocionante quando a Dachser integrar ainda mais estreitamente os seus campos de negócios de Logística Europeia e Logística Aérea e Marítima, com vista a oferecer uma solução global de grupagem porta-a-porta. —Com o Smart Border Connect na caixa de ferramentas, este conhecimento tem o potencial de aproximar os antigos e novos mercados em crescimento em todo o mundo e torná-los mais eficientes— prevê Tonn.