nissan-certificada-lgbt

05/07/2024

Nissan é certificada como uma das Melhores Empresas do Brasil para Pessoas LGBTQIAPN+

Pesquisa da HRC Equidade BR reconhece fabricante de automóveis como uma das empresas mais avançadas do país em práticas de diversidade e inclusão, quesito com pontuação máxima.

A Nissan do Brasil recebeu um importante reconhecimento por suas políticas de diversidade e inclusão. A pesquisa HRC Equidade BR, realizada pelo Instituto +Diversidade e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, certificou a fabricante de automóveis como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem no país.

—Essa certificação é uma conquista na nossa jornada de diversidade, pois demonstra externamente nosso constante esforço em criar um ambiente onde todas as pessoas são valorizadas e respeitadas. Estamos trabalhando diariamente para consolidar nossa cultura de diversidade, equidade e inclusão com ações e treinamentos constantes durante todo ano para todos no nosso time, incluindo nossa operação. Reconhecimentos como esse reforçam que estamos no caminho certo na nossa jornada— explica Eloise Brillo, gerente sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan América do Sul.

A avaliação da HRC Equidade BR se estrutura em quatro pilares: políticas e benefícios exclusivos; apoio a uma cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados; esforços de treinamento interno e prestação de contas e compromisso público. Em todos a Nissan recebeu a nota máxima.

—Temos um olhar atento para a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ e entendemos que essa inclusão vem por meio de ações durante todo o ano. Nós atualmente oferecemos treinamento para todos os novos integrantes do time, assim como treinamentos específicos para líderes e para os times todos os anos. Nosso grupo de afinidade True Colors, focado em pessoas LGBTQIAPN+, conta com voluntários de todas as áreas, que busca trazer sempre novas ideias e projetos que possam ser implementados. Todos os anos desenvolvemos junto com o True Colors um plano estratégico de trabalho com metas e ações para sermos cada vez mais inclusivos —detalha Eloíse.

Um exemplo de projetos implementados pela empresa com o apoio dos funcionários voluntários foi a recente política de benefícios inclusivos, lançada para toda a América do Sul, que prevê a inclusão de diferentes configurações familiares para as licenças parentais, inclusão no plano de saúde e auxílio-creche.

Nesta política, existe um auxílio de assistência infantil, inicialmente destinado às mães, que agora inclui todos os tutores parentais. Outro caso é o bônus do seguro saúde que ultrapassa o definido em lei, reconhecendo todos os tipos de família. Da mesma forma, a licença parental (maternidade e paternidade) legalmente estabelecida em cada país é complementada para todos os colaboradores e pelo mesmo período, incluindo também a licença para adoção e reprodução assistida, aplicada a qualquer cuidador, independentemente do sexo.

Mais que palavras, ações— Ano após ano, como parte da sua jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), a Nissan vem avançando no tema LGBTQIAPN+ com seus colaboradores. A Nissan participa da rede Pride Connection de empresas comprometidas com a diversidade, que buscam ampliar suas redes de contatos para compartilhar, fortalecer e incentivar melhores práticas para promover a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

Durante os últimos anos, a empresa realizou ações de sensibilização, formação e desenvolvimento para todos os colaboradores, desde os operadores de produção do Complexo Industrial da marca em Resende, no Sul Fluminense, até a alta liderança, promovendo a educação corporativa com foco no tema. No ano passado, a Nissan deu início a sua jornada de desenvolvimento de Diversidade, Equidade e Inclusão com sua rede de concessionários, garantindo que a empresa como um todo esteja alinhada em um mesmo objetivo de respeito e pela busca de um ambiente livre de preconceitos, onde todas as pessoas possam se expressar com liberdade e confiança.

Além disso, a Nissan celebra datas importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ como o Mês do Orgulho, através de ativações internas e participação nos eventos. Essas comemorações reforçam o compromisso da companhia com a comunidade LGBTQIAPN+ e com a promoção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.