Impulsionada por novas construções, aquisições de navios de carga, chegou ao recorde no transporte marítimo regular.
A MSC agora detém uma participação de 20% no mercado global de transporte de contêineres, em termos de capacidade oferecida, um recorde na indústria de transporte regular — e a transportadora está a apenas “uma grande entrega de navio” do marco de 6 milhões de TEU, de acordo com novos dados da Alphaliner.
A frota da companhia marítima suíça cresceu mais rápido do que qualquer outra transportadora, —impulsionada por um enorme programa de novas construções, inúmeras aquisições de segunda mão e, em menor grau, fretamento— disse a Alphaliner.
A capacidade da frota da MSC ultrapassou a marca de 5 milhões de TEU em maio do ano passado.
Enquanto isso, dados da Alphaliner de 30 de maio mostram que as transportadoras da THE Alliance tinham cerca de 11,6% da participação no mercado global, a futura Gemini Cooperation da Maersk e Hapag-Lloyd cerca de 22% entre elas, os membros da Ocean Alliance quase 29%. Outras transportadoras não alinhadas, como Wan Hai, Zim e PIL, tinham a maior parte do restante.
Agora ostentando uma participação de mercado que excede algumas das principais alianças oceânicas, a MSC tem capacidade para operar uma rede global fora da aliança 2M com a Maersk, que deve terminar em breve — embora possa firmar acordos de compartilhamento de embarcações em negócios selecionados no futuro.
A plataforma de benchmarking Xeneta observou no relatório semestral de hoje: —A 2M Alliance já está bem encaminhada em sua dissolução, com a MSC e a Maersk agora efetivamente executando seus próprios serviços sob a bandeira da 2M. Isso facilita o processo, mas ainda há muito trabalho a ser feito para a transição completa para as novas estruturas de aliança—.
E a Alphaliner notou a ironia de ser o antigo navio da Maersk, o MSC Nicole X de 9.600 TEU , que viu a MSC ultrapassar o limite para sua participação recorde de mercado de 20%. Anteriormente conhecido como AP Moller , o navio é o mais recente dos dez navios Maersk de 9.600 TEU construídos em Odense e adquiridos pela MSC nos últimos anos.