Empreendimento da New Fortress Energy (NFE) terá capacidade para escoar 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, aumentando a segurança energética da região Sul do país.
O Terminal Gás Sul (TGS) realizará cerimônia formal de recebimento da Licença Ambiental de Operação (LAO), no dia 25 de junho (terça-feira), em Florianópolis (SC), e contará com a presença de entidades do setor econômico, além de órgãos e autoridades do Estado, que farão o descerramento de placa, oficializando, assim, a inauguração do Terminal de GNL.
Conhecida como FSRU (Floating Storage and Regasification Unit, na sigla em inglês), a embarcação terá capacidade de armazenar 138 mil metros cúbicos de GNL e regaseificar até 15 milhões de metros cúbicos por dia, sendo distribuído, posteriormente, a consumidores, e dando suporte ao desenvolvimento de indústrias locais, como a de cerâmica, de metal-mecânica e de vidro. Além disso, o empreendimento, que já tem contrato firmado com a TBG para fornecimento do combustível, será também uma opção de suprimento da demanda de termelétricas próximas à região.
—Temos orgulho de ter desenvolvido um projeto de energia com potencial de ser um marco para Santa Catarina e toda região Sul, pois amplia o suprimento de gás natural no Estado, aumenta a confiabilidade do fornecimento, e ainda cria a possibilidade de levar o insumo para regiões catarinenses sem acesso ao Gás Natural, avalia Edson Real, diretor comercial da NFE.
Transição energética — A operação em embarcações tipo FSRU é, globalmente, considerada uma das mais seguras para o meio ambiente e para os públicos no entorno da atividade. Além disso, por conta das grandes mudanças climáticas e seus potenciais impactos para a sociedade, a comunidade global já tem no gás natural a fonte mais adequada para uma transição ao mercado que se chama de “baixo carbono”.