transicao-energetica-g20

07/06/2024

“Transição Energética no Brasil na perspectiva do G20”

Realizado pelo Climate Hub Rio da Universidade de Columbia, em parceria com o Columbia Center on Global Energy Policy, a Prefeitura do Rio de Janeiro, Siemens Energy, CAF, Vale e o Instituto Lítio Verde.

O evento “Transição Energética no Brasil na perspectiva do G20″, realizado pelo Climate Hub Rio da Universidade de Columbia, em parceria com o Columbia Center on Global Energy Policy, a Prefeitura do Rio de Janeiro, Siemens Energy, CAF, Vale e o Instituto Lítio Verde, e aconteceu no dia 05 de junho (quarta-feira), no Hotel Emiliano, em Copacabana, onde reuniu autoridades e especialistas internacionais em clima, meio ambiente e transição energética.

Foram quatro painéis englobando as seguintes temáticas: O papel do setor do petróleo e gás em uma transição energética justa; Minerais críticos; Tecnologias mais limpas e o “Premium Verde”, além de um bate-papo com participação de Jason Bordoff, Diretor Fundador do Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia e um dos principais especialistas mundiais em política energética e climática.

Os debates destacaram o papel central do Brasil no mercado global de energia, elencaram os desafios em torno das alterações climáticas globais e iluminaram as facetas de um futuro mais sustentável. À frente dos painéis estavam ainda autoridades como Thomas Trebat, diretor do Columbia Center Rio, Luisa Palacios, pesquisadora sênior do Centro de Política Energética Global, Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale, e Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico da Cidade do Rio de Janeiro, entre outros.

—A relevância desse debate vai além da busca por energias mais limpas. É uma colaboração essencial para moldar um caminho sustentável, promover a preservação ambiental e construir alicerces robustos para as gerações futuras. Por muitas razões, o Brasil tem uma enorme responsabilidade de ser protagonista na construção dessa colaboração —afirma Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers Rio.

O evento se soma ao longo histórico de protagonismo da pauta climática na cidade do Rio de Janeiro, — sede da Eco 92, do Rio+20 e, em 2024, da reunião de cúpula do G20, grupo das principais economias do mundo.