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05/06/2024

Epson aposta na impressão digital têxtil para o futuro da indústria

Cases de sucesso recentes com estilistas e empresas do ramo apresentam um novo momento para o setor.

A Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, definiu a impressão digital como ponto-chave para o desenvolvimento presente e futuro da indústria têxtil no Brasil. A empresa, que tem cases de sucesso recentes com estilistas – como Alexandre Herchcovitch e Dario Mittmann -, acredita num caminho mais econômico, mais amigável ao meio ambiente, eficiente e inovador.

—Esperamos desenvolver a indústria têxtil com parcerias estratégicas de longa data, pois acreditamos que, além da criação de soluções compactas, precisas e eficientes, precisamos conscientizar o setor de que é possível inovar com a impressão digital— diz Evelin Wanke, diretora-executiva de Vendas e Produtos da linha Industrial da Epson do Brasil. A executiva ainda afirma que a tecnologia é uma forte aliada da criatividade e que a empresa tem visto exemplos concretos nos últimos anos.

Alexandre Herchcovitch —O exemplo mais recente dos esforços para apoiar o setor de estamparia e moda é o Fashion Meet by Epson, evento realizado no início de maio em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. Na ocasião, Epson e Alexandre apresentaram um desfile com 20 peças produzidas com estamparia digital em um equipamento da companhia, com o objetivo de apresentar o potencial da impressão digital e como ela pode aprimorar o negócio de empresários e estilistas. O Fashion Meet também fez parte de uma série de comemorações dos 30 anos de carreira do ícone da moda.

O Fashion Meet By Epson faz parte de uma série de eventos realizados pela Epson na América Latina, em países como Argentina, Colômbia, Costa Rica e Guatemala, para mostrar o potencial de suas impressoras de tecidos. A iniciativa marca o fortalecimento da empresa no setor têxtil em toda a região.

Dario Mittmann —Outro estilista que teve trabalho recente com a Epson é Dario Mittmann, nome em ascensão no mundo da moda. Em 2023, Dario utilizou a Estamparia Criativa, espaço da empresa para produção de estampas personalizadas para varejistas, comerciantes e estilistas de todos os tamanhos, para a produção de sua coleção ‘Blue Jeans, White T-Shirt’.

Ela tem como pontos-chave o conceito de upcycling e tecnologia, e essa parceria permitiu transformar peças de denim (jeans), criação e impressão de estampas digitais, elaboração de peças dupla-face e mais. Por meio do espaço da Epson, Dario pôde trabalhar a identidade visual da marca através da estamparia digital, reduzindo o consumo de água em até um terço do convencional nesse processo.