A FMC, empresa líder global em ciências agrícolas, recebeu registro no Brasil para os herbicidas Azugro® e Ezanya® para uso em culturas de algodão, tabaco e trigo. Os produtos contêm o ativo Isoflex®, marca comercial do bixlozone. O ativo Isoflex® é um novo herbicida quando usado em cereais e é classificado pelo Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas (HRAC) como um herbicida do Grupo 13. As duas formulações darão aos produtores novas ferramentas para manejar de forma eficaz a resistência aos herbicidas numa ampla gama de práticas agronômicas.
—A FMC está comprometida em fornecer aos produtores soluções inovadoras que aumentem a produtividade, sustentabilidade e eficiência da lavoura —diz Fábio Lemos, gerente de portfólio e culturas das FMC. —Estamos confiantes de que os herbicidas Azugro® e Ezanya® fornecerão aos produtores ferramentas novas e importantes para controlar plantas daninhas que são resistentes a outros herbicidas—.
Os herbicidas Azugro® e Ezanya® oferecem controle eficaz para as principais plantas daninhas anuais, incluindo capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), azevém (Lolium multiflorum) e algumas importantes folhas largas. O herbicida Azugro® estará disponível para uso no algodão durante a safra de 2024 e no trigo em 2025, enquanto o herbicida Ezanya® estará disponível para uso no tabaco durante a safra de 2024. Pesquisas sobre o uso de produtos do ativo Isoflex® em culturas e segmentos adicionais no Brasil estão em andamento.
Esses registros no Brasil marcam uma aprovação regulatória significativa para FMC. O ativo Isoflex® está atualmente registrado também na Argentina, Austrália e China. Os produtos contendo Isoflex® trouxeram seletividade na pré-emergência nas principais culturas em todo o mundo, incluindo canola, cereais, colza e leguminosas.