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16/05/2024

Marfrig registra lucro líquido de R$ 62,6 milhões no 1T24

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresentou hoje seus resultados fiscais relativos ao primeiro trimestre de 2024. Os números consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação América do Sul (apenas das operações continuadas), da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controlada pela Marfrig.

No primeiro trimestre de 2024, a Marfrig reportou lucro líquido consolidado de R$ 62,6 milhões, uma reversão sobre os R$ 634 milhões de prejuízo líquido no mesmo trimestre de 2023. A receita líquida consolidada foi de R$30,4 bilhões, alta de 3,8% sobre a comparação anual.

O Ebitda ajustado consolidado foi de R$2,7 bilhões — aumento de 94,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. A margem Ebitda ajustada consolidada, por sua vez, foi de 8,7%, 4,1 pontos percentuais acima da margem registrada no mesmo período do ano passado. O fluxo de caixa operacional foi positivo em R$1,5 bilhão no trimestre.

Nos primeiros três meses de 2024, a Marfrig atingiu alavancagem consolidada de 3,43 vezes, frente a 3,71 vezes no período imediato anterior (quarto trimestre de 2023).

A carne bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e da National Beef, na América do Norte —respondeu por 56% da Receita Líquida Consolidada da Marfrig no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 44% da Receita Líquida Consolidada, o que demonstra a diversificação da companhia em termos geográficos e de proteínas.

Um dos destaques do período foi o significativo aumento da participação de produtos de valor agregado —com marcas e industrializados —na receita consolidada da operação América do Sul. Atualmente, esses produtos são responsáveis por cerca de 39% da Receita da operação, contra 34% quando comparado ao ano de 2022.

Na América do Norte, a National Beef registrou mais um bom trimestre, com margens superiores à média do mercado. A receita líquida subiu 9,5% na comparação anual, e chegou a US$ 2,8 bilhões. Já a margem Ebitda ajustada atingiu 2,1%.

O forte resultado da BRF -—com receita líquida de R$ 13,4 bilhões, Ebitda ajustado de R$ 2,1 bilhões e margem Ebitda ajustada recorde de 15,9% nos três primeiros meses do ano – foi um dos impulsionadores do resultado consolidado da Marfrig. O desempenho da subsidiária reflete os avanços consistentes do Programa de Eficiência, o BRF+ 2.0, que capturou 438 milhões de reais no período, além da conquista de novas habilitações e avanços tanto na execução comercial como na compra de grãos.

—Os números deste período demonstram a assertividade da nossa gestão e da nossa estratégia —diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos conselhos de administração da Marfrig e da BRF. —Estamos construindo uma plataforma de produção e distribuição de proteínas cada vez mais completa e complementar, com um portfólio robusto de marcas e produtos, com atuação em diferentes geografias. Isso nos garante uma posição privilegiada no mercado—.

Nos primeiros três meses de 2024, os investimentos da Marfrig chegaram a R$ 854,7 milhões. Nas operações de bovinos da América do Norte e da América do Sul foram investidos R$ 327 milhões.

Operação América do Sul —A partir do primeiro trimestre de 2024, a administração da Marfrig passou a apresentar exclusivamente os resultados das operações continuadas na América do Sul (complexos industriais e unidades no Brasil, no Uruguai e na Argentina). Essa mudança tem o objetivo de demonstrar, com maior transparência, os resultados do novo perfil da companhia, focada sobretudo em produtos de maior valor agregado e de margens mais elevadas.

Nos três primeiros meses de 2024, o volume de vendas das operações continuadas foi de 165 mil toneladas, 13% superior ao volume apresentado no mesmo trimestre de 2023. A receita líquida foi de R$3 bilhões, aumento de 11% na comparação anual, resultante do maior volume de vendas, da melhoria do preço médio no mercado doméstico, e da maior exposição a novos mercados – no primeiro trimestre de 2024, a companhia obteve 27 novas habilitações para exportação.

A margem Ebitda ajustada da operação foi de 9,6%, em linha com o primeiro trimestre de 2023. Já o Ebitda ajustado foi de 290 milhões de reais no primeiro trimestre de 2024, alta anual de 7,8%.

—Os produtos de maior valor agregado responderam por 39% da receita líquida da operação, o que representa uma evolução desde 2022, quando correspondiam a 34% da receita. Isso reforça a estratégia acertada da companhia de investir nesse tipo de portfólio, que apresenta margem superior, mais estável, e consequentemente mais previsível —afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig.

Operação América do Norte — No primeiro trimestre de 2024, a Operação América do Norte da Marfrig apresentou volume de vendas de 477 mil toneladas, aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da operação atingiu US$2,8 bilhões , um crescimento de 9,5% na comparação anual, explicado pelo maior volume de vendas e preços superiores em relação ao mesmo trimestre de 2023.

O Ebitda ajustado foi de US$ 58 milhões e a margem Ebitda ajustada atingiu 2,1%.

—Apesar do ciclo desafiador na região, os resultados ficaram acima das expectativas do mercado e refletem a resiliência de nossa operação —diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. —Há uma demanda forte por proteína bovina nos Estados Unidos, que deve aumentar com a temporada de churrasco durante o verão americano—.