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09/05/2024

Ambev registra aumento de 12% em Ebitda no 1T24

Ante o mesmo trimestre do ano passado. Assim foi com a receita líquida que aumentou 4,5% no mesmo período.

Volume Total (orgânico) alcançou +0,1% ante o ano anterior — O volume consolidado ficou praticamente estável (+0,1%), uma vez que os desempenhos positivos no Brasil (+6,5% em NAB e +3,6% em Cerveja) e na América Central e Caribe (“CAC”) (+5,6%) foram compensados pela América Latina Sul (“LAS”) (-12,7%) e pelo Canadá (-7,7%), onde os volumes continuaram a ser impactados principalmente por indústrias em declínio.

Receita líquida (orgânica) + 4,5% ante o mesmo período em 2023 — O desempenho da receita líquida foi impulsionado pelo crescimento da receita líquida por hectolitro (“ROL/hl”) de 4,3%. A receita líquida cresceu na maioria de nossas unidades de negócios reportadas: NAB Brasil +14,0%, CAC +8,3%, Cerveja Brasil +4,5% e LAS2 +3,5%, enquanto no Canadá diminuiu em 5,7%, impactada pela queda de volume.

Ebitda ajustado (orgânico) +12,4% ante o primeiro trimestre de 2023 —O crescimento do Ebitda ajustado foi impulsionado por CAC (+20,4%), NAB Brasil (+17,7%), Cerveja Brasil (+13,6%) e LAS (+8,3%), e parcialmente compensado pelo Canadá (-0,7%). A margem bruta expandiu 100 pb, enquanto a margem Ebitda ajustado expandiu 240 pb.

Lucro líquido ajustado em R$ 3.817,2 milhões — O lucro líquido ajustado caiu 0,6% em comparação aos R$ 3.839,8 milhões do primeiro trimestre de 2023, principalmente devido à menor dedutibilidade fiscal do JCP e das subvenções governamentais relativas aos impostos sobre vendas no Brasil e ao impacto da desvalorização cambial da Argentina, mais do que compensando a melhora do resultado financeiro líquido e o crescimento do Ebitda ajustado. Fluxo de caixa das atividades operacionais R$ 718,2 milhões O fluxo de caixa das atividades operacionais cresceu quase 1,3 bilhão em comparação aos R$ (576,3) milhões do primeiro trimestre de 2023, principalmente devido ao melhor desempenho do capital de giro impulsionado pelas contas a pagar.

Sustentabilidade — A marca de água Ama atingiu a meta de impactar 1 milhão de pessoas com acesso sustentável e seguro a água potável dois anos antes do previsto, com um investimento total de R$ 10 milhões desde 2017.

— Iniciando o ano com crescimento de Ebitda ajustado e expansão de margem, liderados por Brasil e CAC. Entregamos um crescimento de dois dígitos de Ebitda ajustado no primeiro trimestre de 2024 (com resultados orgânicos da Argentina limitados) graças a uma combinação de crescimento da receita líquida, ventos favoráveis no câmbio e no preço das commodities e gestão disciplinada de custos e despesas. Além disto, este foi mais um trimestre de alavancagem operacional, com expansão das margens orgânicas bruta e Ebitda ajustado. Este foi o nono trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos do Ebitda ajustado e o sexto trimestre consecutivo de expansão das margens bruta e Ebitda ajustado.

O momentum comercial no Brasil liderou o caminho mais uma vez. A execução consistente da nossa estratégia centrada no consumidor resultou em volumes recordes para um primeiro trimestre tanto em Cerveja quanto em NAB. Em Cerveja, superamos uma indústria estruturalmente mais saudável (que cresceu um dígito baixo), enquanto nossos preços médios ao consumidor ficaram ligeiramente acima da inflação. As marcas premium/super premium e as marcas core plus cresceram dois dígitos em volume, enquanto as marcas core cresceram um pouco acima da indústria. Em NAB, nossas marcas sem açúcar (diet-light-zero) cresceram mais de 20% pelo nono trimestre consecutivo, lideradas por Guaraná Antarctica Zero e Pepsi Black.

Quanto às operações internacionais, o desempenho de CAC continuou a ser impulsionado pela estratégia comercial da República Dominicana, enquanto as indústrias em declínio na Argentina e no Canadá representaram maiores desafios.

Por fim, o lucro líquido ajustado caiu ligeiramente uma vez que a desvalorização cambial na Argentina e o aumento das despesas com imposto de renda no Brasil mais do que compensaram o crescimento do Ebitda ajustado e o melhor resultado financeiro líquido. E em termos de desempenho do fluxo de caixa, o fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou quase R$ 1,3 bilhão em relação ao primeiro trimestre de 2023— disse a adminsitrção em seus comentários.

— Nosso contínuo momentum comercial entregou um forte início de ano, com crescimento de dois dígitos do Ebitda ajustado, com expansão de margem — pontua Jean Jereissati, CEO da Ambev.