Aumento de 17,9%, e expande Ebitda ajustado em 12,9% no mesmo período.
Com proteção de rentabilidade, geração de caixa livre atingiu R$ 110,2 milhões, um patamar 18 vezes maior que o mesmo período de 2023, em função da melhora do capital de giro e redução dos investimentos líquidos.
A Vivara (B3: VIVA3), maior rede de joalherias da América Latina, divulga os resultados do primeiro trimestre de 2024 e apresentou uma receita bruta de R$ 574,9 milhões, um crescimento de 17,9%, puxado principalmente pelo aumento de 14,1% na categoria joias e 22,6% de expansão da categoria Life, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida foi de R$ 444,6 milhões no trimestre, com expansão de 13,5% em relação ao primeiro trimestre de 2023. O crescimento de vendas também foi impulsionado pelo volume de peças vendidas, que avançou 11,4% quando comparado ao primeioro trimestre de 2023. O modelo de negócios, mais uma vez, demonstrou consistência para entregar níveis saudáveis de Margem Bruta, que atingiu 68,2%, e Ebitda ajustado de r$ 57,2 milhões.
Um grande destaque deste trimestre também está na geração de caixa livre de R$ 110,2 milhões, o que representa um aumento de R$ 146,2 milhões, atingindo um patamar 18 vezes maior comparado a um consumo de caixa de — R$ 36,0 milhões no primeiro trimestre de 2023. A otimização do ciclo de caixa foi impulsionada pela redução do ciclo de estoque, ampliação do prazo de fornecedores e pelo melhor aproveitamento de créditos fiscais.
—Entregamos mais um resultado consistente de mercado, que reflete a solidez das nossas marcas, a correta alocação de caixa e uma estratégia de marketing eficiente. Vamos continuar atuando neste ano na proteção da rentabilidade e no crescimento dentro do nosso mercado endereçável—afirma Otavio Lyra, CEO da companhia.
Marcas mais sólidas —A companhia encerrou o primeiro trimesre de 2024 com 20,1% de participação no mercado brasileiro de joias, sendo 9,5% para a categoria de joias Vivara; 7,0% Life e 3,6% de outras categorias. Esse resultado é reflexo da forte expansão das lojas físicas, lançamentos de coleções e produtos com eficiente gestão de preço.
Foram 18 pontos de vendas, sendo quatro lojas Vivara e 14 lojas Life, totalizando 406 pontos de venda no encerramento do primeiro trimestre de 2024. Considerando a marca Vivara, com 261 pontos de venda, as lojas apresentaram uma receita de R$ 385,2 milhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 12,6% comparado ao 23, com um Same Store Sales (SSS) de 7,7%. Com o forte aumento da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos anos, a participação do canal Life na receita do canal físico cresceu significativamente, representando agora 20,9%, 5,3 p.p. maior que no primeiro trimestre de 2023. As lojas Life atingiram uma receita de R$ 103,1 milhões no primeiro trimestre de 2024, crescimentos de 59,5%.
O reflexo dessa consistência estratégica é visto ainda no crescimento das vendas em mesmas lojas, que atingiu R$ 493,1 milhões de faturamento em lojas físicas, com expansão de 19,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Considerando apenas lojas físicas, o crescimento foi de 9,6%, impulsionado pela performance das lojas exclusivas da marca Life, com um SSS de 16,5%, e das lojas Vivara, que atingiram um SSS de 7,7%.
Multicanais —Na venda por categoria em lojas físicas, a marca Life continua ganhando participação nas vendas: uma expansão de 1,3 p.p., resultado direto da expansão de lojas Life nos últimos 12 meses, com o aumento de 54 Lojas Life nos últimos 12 meses. A categoria de joias registrou retração de 1,1 p.p., dado o significativo incremento do mix de lojas Life.
As vendas digitais atingiram R$ 77,6 milhões, 10,1% maiores que no primeiro trimestre de 202323, representando 13,5% de participação nas vendas totais, 1,0 p.p. abaixo da penetração registrada no mesmo trimestre do ano anterior. Esse resultado reflete, principalmente, a normalização da curva de crescimento e a maturação do canal digital, bem como a consolidação das iniciativas e omnicanalidade.
No e-commerce, as vendas OMS, que são vendas realizadas pelo e-commerce e faturadas pelas lojas, representaram 22,7% das vendas digitais no último trimestre, um aumento de 4,8 p.p. na comparação com o primeiro trimestre de 2023. Reação à consolidação dos investimentos da Companhia para habilitar as lojas como hubs, garantindo mais conveniência aos clientes e ampliando as oportunidades de upsell na integração das jornadas.