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08/05/2024

Pague Menos anuncia receita bruta de R$ 3,1 bilhões no 1T24

E crescimento acima de 70% no Ebitda. No primeiro trimestre de 2024, receita bruta aumenta 10% e alcança R$ 3,1 bilhões, com aceleração significativa em ambas as bandeiras. Ebitda ajustado chega a R$ 96,9 milhões, 77,5% acima do registrado no primeiro trimestre de 2023, com incremento de 1,2p.p. na margem Ebitda. Plataforma omnichannel responde por 13,4% das vendas totais via canais digitais, com incremento de 2,2p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2023. Captura de sinergias de Extrafarma no período soma R$ 153 milhões em bases anualizadas. Mais de cinco milhões de atendimentos no Clinic Farma nos últimos 12 meses.

A Farmácias Pague Menos (PGMN3), segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da Federação, acaba de anunciar os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Um dos destaques do período é o aumento no Ebitda da companhia, com avanço de 77,5% sobre o primeiro trimestre de 2023, chegando a R$ 96,9 milhões. Já margem Ebitda chegou a 3,1%, aumento de 1,2 p.p em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre de 2024, a companhia registrou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, com aceleração significativa em ambas as bandeiras. —Os resultados do período são fruto da combinação entre crescimento de venda e expansão relevante na rentabilidade, reforçando nossa convicção de que temos grandes oportunidades pela frente —explica Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma.

A rede também registrou aumento acima da inflação nas vendas de mesmas lojas (SSS), com destaque para o fechamento da lacuna de vendas das lojas Extrafarma em comparação à Pague Menos. O crescimento mesmas lojas consolidado foi de 9,6% no trimestre, sendo 8,5% no portfólio de lojas Pague Menos e 15,1% em Extrafarma. —O aumento expressivo das vendas em Extrafarma reflete a melhoria operacional executada ao longo do último ano —destaca Jonas. A captura de sinergias, por sua vez, chegou a R$ 153 milhões em bases anualizadas (+18% vs quarto trimestre de 2023), contribuindo diretamente para o forte crescimento de Ebitda registrado no trimestre. Os principais ganhos foram gerados pelas iniciativas de otimização de footprint (fechamentos e conversões) e incremento de vendas (CRM, canais digitais e ampliação de sortimento). Ao longo dos próximos meses, o foco da companhia seguirá voltado para melhorias operacionais, com incremento de venda média e maior alavancagem operacional.

O ciclo de caixa operacional, por sua vez, chegou a 60 dias, contra 65 no mesmo período de 2023. Na prática, o ganho de eficiência foi ainda maior, uma vez que nos últimos 12 meses a companhia esteve empenhada na redução do volume de antecipação de recebíeis e subiu o prazo médio de recebimento (PMR) de nove para 18 dias. A redução no nível de estoques, que passou de 129 dias no primeiro trimestre de 2023 para 113 no primeiro trimestre de 2024, também impulsionou a diminuição do capital empregado. Atualmente, o esforço na redução do prazo médio de estoques (PME) está concentrado em três frentes: redução no volume de produtos em excesso; melhorias no algoritmo de reposição de produtos; e melhoria no giro de estoques, especialmente nas lojas Extrafarma, com crescimento da venda média por loja.

O nível de endividamento no primeiro trimestre de 2024, medido pela razão da dívida líquida e Ebitda ajustado, foi de 2,6x contra 3,0x no primeiro trimestre de 2023. O perfil da dívida segue evoluindo favoravelmente, com alongamento de prazos e redução nos custos de financiamento. O spread médio ponderado, que ao final do quarto de 2023 era de CDI + 2,19%, reduziu para CDI + 1,97% no primeiro trimestre de 2024. O movimento, combinado ao ciclo de queda de taxas de juro atualmente em curso, deve contribuir para economias significativas ao longo do ano. —A redução no nosso nível de endividamento é resultado do forte crescimento de Ebitda e boa gestão de capital de giro. Seguimos confiantes que o ciclo de alavancagem irá acelerar ainda mais ao longo dos próximos meses —reforça Jonas.

Omnicanalidade: A estratégia omnichannel da companhia continua avançando de forma consistente. Os múltiplos canais digitais totalizaram R$ 416 milhões em vendas no primeiro trimestre de 2024, crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A participação nas vendas totais alcançou 13,4%, incremento de 2,2p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2023, com fechamento progressivo na lacuna entre as bandeiras. Comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor aos seus clientes, a rede passou a oferecer a opção de vendas pelo WhatsApp ainda no final de 2023. A iniciativa ganhou tração no primeiro trimestre de 2024, com a incorporação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de compra. Atualmente, a companhia é a única do varejo farmacêutico a operar essa modalidade de vendas de forma 100% automatizada e escalável, graças ao uso de inteligência artificial conversacional.

O Hub de Saúde de todos os brasileiros: Ao longo do período, o Clinic Farma realizou 1,9 milhão de atendimentos, superando a marca de 5 milhões nos últimos 12 meses. Nos primeiros três meses de 2024, a rede de consultórios farmacêuticos foi um importante ponto de apoio à população diante do surto de dengue que atingiu o país, com aumento de mais de 800% na demanda por testes rápidos e vacinas. “O Clinic Farma é uma iniciativa pioneira lançada pela Pague Menos há 10 anos e tem papel importante na oferta de serviços básicos de saúde à população, ajudando a desafogar o sistema público”, completa Jonas. Já o serviço de vacinação cresceu cinco vezes em comparação ao mesmo período de 2023 graças à mudança para um modelo próprio, em que a companhia é responsável pelo estoque e aplicação dos imunizantes. Atualmente, a companhia conta com 36 salas de vacinação, com previsão para ampliação para aproximadamente 100 lojas até o final do ano.

Avanços na agenda ESG: Em 2023 a companhia antecipou mais de sete metas ESG previstas para o ano de 2025, refletindo o esforço dedicado a levar saúde para as pessoas, para o meio ambiente e para os negócios. Entre os destaques estão os avanços na gestão de riscos, métricas e metas visando a mitigação dos impactos ambientais das operações, bem como a geração de impacto positivo nos ecossistemas de atuação. Além da expansão da geração de energia renovável, que já abastece mais de 1.200 lojas da rede, houve ganhos significativos no tratamento de resíduos e de água.

Outro destaque foi a implantação de coleta seletiva na sede, em Fortaleza (CE), com expansão para os Centros de Distribuição ao longo de 2024. Em cerca de 40% das lojas, os clientes são incentivados a depositarem medicamentos vencidos e pilhas usadas em coletores específicos para destinação adequada por empresas credenciadas. Apenas em 2023, os itens descartados somaram mais de 5 toneladas. A companhia também celebra o aumento da presença feminina: atualmente, as mulheres respondem por 60% do quadro funcional, além de 64% dos cargos de liderança.