lavadora-amostras

07/05/2024

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

O resultado apresentado em um estudo com 30 soluções em uso, mostra o potencial de economia e assertividade da tecnologia da Delta Máquinas Têxteis. A empresa catarinense oferece soluções para aumentar a produtividade e a qualidade na indústria, alinhadas à sustentabilidade.

A Delta Máquinas Têxteis, de Pomerode (SC), oferece ao mercado a DWM555 – iConcept Smart, uma lavadora de amostras que reduz em até 83% o consumo de água no processo realizado pela indústria têxtil para testar o encolhimento das peças. Além disso, gera dados precisos sobre o comportamento do tecido em condições extremas de lavagem e secagem. O resultado foi comprovado a partir de um levantamento dos dados de 30 máquinas com a mesma finalidade, para atestar a eficiência e economia gerada pela que é produzida pela companhia catarinense.

A solução da Delta, além de ser um grande salto em sustentabilidade com a significativa redução do uso de água, também permite a testagem de amostras menores, o que gera economia de até 75% em matéria-prima. Enquanto no uso tradicional de equipamentos de lavagem e secagem caseiros utiliza-se ao menos um metro de tecido e 60 litros de água, com a automação o uso cai para seis litros e 20 centímetros.

O estudo conduzido com 30 lavadoras de amostras, realizando no total 485 ciclos por dia, mostrou que, antes da implantação, nos modelos tradicionais, as empresas gastavam, juntas, 310 quilos de matéria-prima e 29.100 litros de água no processo. Com o modelo da Delta, esses números baixaram para 78 quilos e 2.910 litros, o que representou uma economia de 232 quilos de matéria-prima e 26.190 litros de água por dia. Em um ano, essas empresas deixam de desperdiçar 84.972 quilos de tecidos e 9.559.350 litros de água com a DWM555 – iConcept Smart.

—Todos esses fatores garantem um retorno de investimento muito mais rápido ao cliente. Mas, o maior ganho ainda é na sustentabilidade que a solução da Delta proporciona, o que é muito importante para uma indústria que hoje é uma maiores consumidoras de recursos hídricos e a segunda que mais gera poluição na atmosfera. A preocupação em se tornar ecologicamente correto vem crescendo na indústria têxtil e nós estamos aqui para apoiar esse movimento oferecendo tecnologia para isso— comenta o CEO da Delta, Fábio Kreutzfeld.

O espaço de tempo para a realização do processo de lavagem de amostras também passa a ser bem menor com a DWM555 – iConcept Smart. Para realizar todo o processo são necessários 20 minutos, enquanto no método convencional leva-se cerca de três horas. Tal característica também impacta na diminuição do consumo de energia elétrica.

—Nosso objetivo com nossas soluções é oferecer à indústria produtividade e qualidade. Nossa lavadora de amostras oferece tudo isso, dando ainda mais assertividade nos demais processos pelos quais as peças passarão, como o corte e costura— finaliza Fábio.

Delta Máquinas Têxteis —Fundada em 2007 em Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis é referência em tecnologia para otimização da produção industrial têxtil através do desenvolvimento de máquinas, equipamentos e softwares. São mais de 50 produtos em seu portfólio, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia, acabamento e confecção. A Delta desenvolve ainda projetos de automação exclusivos, de acordo com a necessidade de seus clientes. Com foco na indústria 4.0, alinha automação, gestão de dados e padronização de processos inteligentes, possui mais de 300 clientes localizados no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala e México.