usina-ugitech

01/05/2024

Lhyfe e Ugitech assinam MoU para descarbonizar as operações da siderúrgica

Usando hidrogênio verde.

Nantes e Ugine (França) — A Lhyfe (Euronext: Lhyfe), uma das pioneiras mundiais na produção de hidrogênio verde e renovável, e a Ugitech, uma subsidiária do Swiss Steel Group, líder mundial em produtos longos de aço inoxidável, anunciaram o assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para a criação de uma unidade de produção de hidrogênio verde nas instalações da Ugitech em Ugine (Savoie, França), para descarbonizar parte das operações industriais da siderúrgica e ajudar a descarbonizar a mobilidade local. Este local, que ficará localizado no coração dos Alpes franceses, onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030, deverá também contribuir para um modelo sustentável de turismo de inverno. Este é o primeiro acordo na Europa para substituir os combustíveis fósseis pelo hidrogênio verde no setor do aço inoxidável.

Como parte de seu roteiro para descarbonizar seus negócios, o Swiss Steel Group, um dos maiores produtores, processadores e distribuidores mundiais de produtos longos de aço especial, decidiu usar hidrogênio verde na fábrica da Ugitech em Ugine, para substituir o gás natural usado em alguns dos seus equipamentos de termoprocessamento (queimadores, fornos de reaquecimento, fornos de tratamento térmico, etc.) e assim descarbonizar parte dos seus processos industriais. A siderúrgica, que produz cerca de 200 mil toneladas de aço por ano, selecionou a Lhyfe para apoiá-la nesta transição energética. Este projeto poderia evitar a emissão de 16 mil toneladas de CO2 por ano.

A Lhyfe, que está a assinar o seu primeiro memorando de entendimento com um fabricante de aço, já possui três unidades de produção e está atualmente a construir várias unidades na Europa.

Planos para produzir até 12 toneladas por dia para descarbonizar as operações da Ugitech e desenvolver a mobilidade do hidrogênio na região.

A Lhyfe planeia instalar uma unidade de produção de hidrogénio verde com capacidade até doze toneladas por dia (capacidade máxima de eletrólise de 30 MW), na fábrica de Ugine da Ugitech. Este hidrogénio verde seria utilizado principalmente na fábrica da Ugitech, fornecido através de um gasoduto. A Lhyfe também forneceria hidrogénio aos intervenientes locais da mobilidade e da indústria, para ajudar a desenvolver o ecossistema local de hidrogénio, especialmente na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.

Os dois parceiros estão agora a entrar na fase de estudo de viabilidade do projecto. A implementação do projecto estará sujeita às conclusões deste estudo, à concessão de licenças de funcionamento e de construção e às decisões de investimento financeiro.

—Temos o prazer de assinar este memorando de entendimento com a Ugitech, cujo compromisso com a descarbonização elogiamos. O setor siderúrgico é um grande consumidor de combustíveis fósseis e é um dos setores industriais que deve ser descarbonizado como prioridade. A transição energética vai tornar-se cada vez mais necessária para garantir a sobrevivência a longo prazo das nossas indústrias, e o hidrogénio verde está a emergir como um dos pilares desta transição. Pode e deve agora ser implantado o mais rapidamente possível, inclusive no setor siderúrgico— disse Philippe Desorme, vice-CEO da Lhyfe.

— Ugitech está coordenando o projeto Hydreams, que visa demonstrar a viabilidade da substituição do gás natural pelo hidrogênio descarbonizado nos processos de transformação térmica do aço (fornos de reaquecimento e tratamento térmico). A Hydreams tem nove parceiros europeus e recebeu uma subvenção do fundo europeu RFCS. Utilizando testes laboratoriais e demonstradores industriais, este projeto, que começou em abril de 2023 e termina em outubro de 2027, irá verificar que a combustão do hidrogénio não terá impacto negativo nos processos e produtos. O próximo passo é implementar esta nova solução em todos os sistemas para os quais a eletrificação direta não seja uma opção compatível. Este é o objetivo deste memorando de entendimento com a Lhyfe— destacou Frédéric Perret, diretor de Desenvolvimento da Ugitech.

Lhyfe — Lhyfe é um grupo europeu dedicado à transição energética e produtor e fornecedor de hidrogénio verde e renovável. Os seus locais de produção e carteira de projetos pretendem proporcionar acesso ao hidrogénio verde e renovável em quantidades industriais e permitir a criação de um modelo energético virtuoso capaz de descarbonizar setores inteiros da indústria e dos transportes.

Em 2021, a Lhyfe inaugurou a primeira central de produção de hidrogénio verde à escala industrial do mundo interligada com um parque eólico. Em 2022, a empresa inaugurou a primeira plataforma piloto offshore de produção de hidrogênio verde do mundo.

Em 2023, inaugurou o seu segundo e terceiro sites, e atualmente possui vários sites em construção ou expansão em toda a Europa.

A Lhyfe está representada em 12 países europeus e contava com 195 colaboradores no final de dezembro de 2023. A empresa está cotada no mercado Euronext em Paris (ISIN: FR0014009YQ1 – Lhyfe).

Ugitech — A Ugitech é uma unidade de produção do Swiss Steel Group, um dos principais produtores de aços longos especiais listados na SIX Swiss Exchange. Sua sede fica em Lucerna (Suíça).

A Ugitech é um dos principais fabricantes mundiais de produtos longos de aço inoxidável. Seus principais produtos – tarugos, barras, fio-máquina e trefilados – provêm de sua aciaria e são processados ​​em laminadores a quente e trefilados. Os aços inoxidáveis ​​possuem excelentes propriedades mecânicas. Eles são usados ​​para fabricar uma ampla gama de peças, incluindo válvulas, componentes de turbinas, hastes de soldagem e instrumentos cirúrgicos. Com mais de 115 anos de experiência na siderurgia e pesquisas constantes em metalurgia, a empresa garante aos clientes soluções ideais para aplicações altamente exigentes, em mercados como os setores automotivo, de construção, de processos, aeroespacial e médico.